Camilo anuncia reabertura de comércio e restaurantes aos fins de semana no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0
Governador Camilo Santana anunciou novo decreto após reunião do comitê (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK CAMILO SANTANA)
Governador Camilo Santana anunciou novo decreto após reunião do comitê (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK CAMILO SANTANA)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na noite desta sexta-feira, 30 de abril (30/04), o início da reabertura da economia aos fins de semana. Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos de 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário para os mesmo estabelecimentos é de 12 às 17 horas. Haverá toque de recolher a partir de 19 horas nos fins de semanas. No decreto anterior, o Estado permanecia em lockdown no sábado e domingo.

Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio e restaurantes de rua funcionando de 10 às 16 horas e de 12 às 18 horas em shoppings centers. De segunda à sexta, o toque de recolher é a partir de 20 horas.

O novo decreto de isolamento social entra em vigor na segunda-feira, 3 de maio (03/05), e as determinações para os fins de semana começam a vigorar apenas nos dias 8 e 9 de maio.

 O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, aponta discreta redução na demanda por leitos. Ele ressalta a "tendência continuada" da redução da taxa de óbitos. Cabeto reconheceu que não tem sido fácil manter o isolamento da forma como é feito, mas destaca que não tem sido em vão. Camilo destaca que, embora haja melhora, o Estado segue em situação de muito alerta. "O pior dos mundos é ter de retroceder", disse referindo-se às medidas de flexibilização.

Camilo disse que há tendência de queda no número de casos e óbitos.

Na tarde de hoje, Camilo reuniu o Comitê de Saúde para analisar índices da Covid-19 no Ceará e decidir as medidas de flexibilização das atividades, adotadas há cerca de duas semanas no Estado.

A reunião, feita semanalmente, conta também com a presença de personalidades públicas que exercem papéis em órgãos e setores importantes da Unidade Federativa. Entre elas estão o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e membros do Ministério Público Estadual (MPCE).

Desde o inicio da pandemia no Estado, em março de 2020, o petista tem executado medidas de combate a disseminação do vírus, adotando o isolamento social como principal meio para esse fim. Toda ação é executada após reunião com Comitê e registrada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). 

O governador havia determinado isolamento social rígido em todo Ceará há pouco mais de um mês, mas passou a flexibilizar atividades no último dia 12, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só vale para os dias semanais, ficando sábado e domingo ainda sob regime de maior rigidez, chamado de lockdown.

Desde então, toda semana Camilo anuncia novas medidas relacionadas ao procedimentos de reabertura, mostrando resultado das ações. "O número de casos e óbitos segue com tendência de redução em Fortaleza e em algumas regiões do Ceará, mas o momento ainda exige muita atenção e cuidado", afirmou governador em uma das postagens realizadas durante esta semana nas suas redes sociais.


             ( blog do Amaury Alencar o Povo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)