12 cidades do Cariri podem avançar para a segunda fase de vacinação contra a covid-19

 





                                                     Farias Brito Divulgação 



O Ceará ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde (MS) na primeira fase de vacinação. O calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) tem a expectativa de vacinar 75% das pessoas nesta fase, e no Ceará, 81 das 184 cidades já podem avançar para a segunda. Nas cidades que avançam de fase, 12 estão no Cariri. As informações foram divulgadas pelo Governo do Estado.

A nova etapa de vacinação inclui agora idosos a partir de 60 anos. A imunização tem acontecido à medida que novas doses chegam ao estado, pois são enviadas pelo Governo Federal. Já o calendário é divulgado pelo município.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Magda Almeida, explica que a quantidade de vacinas recebidas ainda não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas que fazem parte dos grupos prioritários. “Então, alguns municípios já atingiram essa meta para trabalhadores da saúde e outros atingiram para idosos”, afirmou Magda.

Entre as cidades que avançam de fase na região, estão Antonina do Norte, Assaré, Baixio, Barro, Caririaçu, Farias Brito, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Umari.

O Governo ainda informou que idosos a partir de 75 anos que não foram vacinados e profissionais de saúde, sejam da linha de frente ou não, podem realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (clicando aqui) para recebimento da dose.

Os cearense de grupos prioritários ou não, desde que maiores de 18 anos, podem realizar o cadastro até o dia 27 de março na plataforma. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados para maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará.

Até o dia 16 de março, 602.702 doses foram aplicadas. Destas, 177.384 são referentes à segunda dose. Apesar do dado, ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização para conter o avanço da Covid-19 no estado.

Atualmente, o Ceará tem 93% dos leitos de UTIs ocupados e 81% de lotação nas vagas de enfermaria. O número fez com que todo o estado entrasse em medidas mais rígidas de isolamento. No Cariri, quando referente aos leitos de UTI covid para adultos, o número chega a 97% de ocupação. O dados são do IntegraSUS.

                                     Badalo 

Postar um comentário

0 Comentários