Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promove reunião para definir suas estratégias de criação do Mapa Cultural de Altaneira

Blog do  Amaury Alencar
0

 

                                              






                                           

Na manhã de hoje 15 de fevereiro de 2021, foi realizada uma reunião na nova sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que fica localizada à Rua Furtado Leite no centro de Altaneira (casa histórica do primeiro prefeito de Altaneira Chico Fenelon, pertencente hoje a sua filha Vânia Fenelon), tendo como foco a criação do Mapa Cultural de Altaneira, além de traçar metas que envolve todos os eixos da secretaria, inclusive propulsão do esporte.

Participaram da reunião o Secretário de Cultura de Altaneira Antonio de Kaci, o ex-Secretário de Cultura de Assaré Vavá Gois, hoje em parceria com Altaneira trazendo uma vasta experiência na área cultural, o professor e cordelista Tilar Almeida, o bacharel em Sistemas de Informação servidor público municipal Gutemberg Estevão, Aldemir Ribeiro servidor municipal lotado na Secretaria, membro da Academia de Letras do Brasil Seccional Regional Araripe e Felipe Rufino que é design gráfico. 

Na ocasião foi debatido o planejamento cultural para o município de Altaneira, o esporte e o turismo; bem como foram acolhidas propostas para a elaboração de futuros projetos e oficinas a serem implementadas pelo município através da Secretaria de Cultura de Altaneira.


Também foi discutida a possibilidade de buscar firmar parcerias com entidades e promotores da cultura regional como sendo: a Fundação Educativa e Cultural ARCA, SESC, ALB/Araripe, Governo Municipal de Altaneira, Câmara de Vereadores e a sociedade altaneirense.

Somente com o Mapa Cultural, será capaz de perceber e incluir: cordelistas, violeiros, mestres de reisados, bandas cabaçais, São Gonçalos, além de outros segmentos. Sem contar com a produção cultural artística que pode fomentar as artes em locais públicos, de forma acessível a todos.

Outro pronto notório, também é o mapeamento e estratégias para o esporte (futebol, futebol de salão, atletismo, dentre outros) e também para o turismo local.

No próximo sábado, será observado os pontos que causa interesse para visitantes à nossa cidade. Esse que é uma grande porta de entrada de pessoas que investem nessa prática, incluindo trilhas e pontos locais.

A Cidade de Altaneira tem grande chance de ser uma das cidades com mestres da Cultura, e esse também vai ser o principal foco. Valorizar a cultura é produzir história, é manter viva pessoas que tanto fizeram e fazem por nossa cidade.




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)