ELEIÇÕES 2020: em debate CBN/ O POVO CARIRI, Glêdson e Arnon foram emparedados pelos opositores e reações foram diferentes

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Por: Rafael Boaventura

Arnon irritado, Glêdson paz e amor, Nelinho gago, Ana Paula sincera e Demontieux questionador marcaram o encontro 

O primeiro debate com candidatos a prefeitura de Juazeiro do Norte foi realizado ontem, 31 de outubro, pelo grupo O POVO/CBN CARIRI e mediado pelo jornalista Farias Júnior. O evento era aguardado com expectativa pelos candidatos e apoiadores. Se parte dos 30% de eleitores indecisos assistiram ou ouviram, já podem começar a definir em quem votar. Ficou claro o perfil de cada um, as prioridades dos postulantes e bases de suas principais propostas. Os dois primeiros colocados segundo a pesquisa IBOPE, Arnon Bezerra (PTB) e Glêdson Bezerra (PODEMOS), foram bombardeados com perguntas ácidas. A diferença foi como cada um reagiu aos questionamentos e suas prioridades. Um defende um projeto de continuidade e o outro aponta justamente os erros graves da gestão como provas de que a mudança é necessária.

O atual prefeito ficou claramente irritado, incomodado e em um certo momento até confuso sobre seu momento de falar. Enquanto isso, o vereador pediu calma, assumiu ter votado em Bolsonaro quando questionado e justificou dizendo que votou pois o Brasil precisava de mudança. Mas em nenhum momento defendeu Bolsonaro ou disse que ele o apoiava. Glêdson foi incisivo em alguns questionamentos a Arnon que seguem até o presente momento sem respostas. Entre eles, aumento de mais de dois milhões de reais ao mês para a limpeza pública, que também não foi justificado pela gestão. O vereador denunciou também que essa mesma empresa recebeu um acréscimo de mais de oitocentos mil reais referente a verba do COVID-19. Outro assunto batido por diversas vezes foi a saúde municipal, as situações dos hospitais que estão fechados e a UPA sobrecarregada.

Um dos momentos mais constrangedores do debate foi quando o deputado Nelinho Freitas (PSDB) mostrou desconhecimento com relação a cidade a qual ele quer ser prefeito; ele gaguejou por diversas vezes. Outro ponto negativo para o candidato de direita conservadora era a dependência da cola durante as perguntas e respostas, ficou evidente a falta de preparo para ocupar um cargo tão importante. 

A experiente política e ex-deputada estadual Ana Paula Cruz (PSB) como de costume mostrou sua competência e apresentou seu exemplo de trajetória no serviço social. Ela foi dura em suas participações, apresentando críticas ao governo atual e usando exemplos da gestão de seu pai como provas de que é possível Juazeiro voltar a viver dias melhores. 

O único candidato da esquerda pura na terra do Pe. Cícero é o jornalista e já conhecido Demontieux Fernandes (PSOL), o cinquentinha. Ele provocou Glêdson a assumir que votou em Bolsonaro, mas nos fez abrir os olhos para a realidade. Quando analisados sem paixões os perfis dos candidatos, fica evidente que as únicas candidaturas que não tem nenhuma ligação partidária ou ideológica com Jair Bolsonaro são as do PSOL e PSB. O PSDB de Nelinho, PODEMOS de Glêdson e PTB de Arnon são bases do governo Bolsonaro no congresso nacional e ainda assim, os três candidatos não querem ter seus nomes vinculados ao do presidente e nenhum deles declaram apoio a Bolsonaro. 

Em debates não existem vencedores, o objetivo não é esse. A finalidade é deixar com que os eleitores entendam quem é cada candidato e o que pretendem fazer. O corpo a corpo foi positivo para Glêdson Bezerra que mesmo tendo assumido votar em Bolsonaro, mostrou preparo e respondeu com tranquilidade todas as perguntas, mesmo não tendo tido todas as perguntas que fez, respondidas. A seu favor contou também a construção da câmara, e a forma que moralizou a casa enquanto foi presidente. O prédio que já está em pleno funciona, foi construído com gastos abaixo do mercado. Outros dois nomes que se destacaram foram Demontieux Cinquentinha e Ana Paula Cruz. Esta última, sabe que o destino das eleições em Juazeiro pode passar pelas suas mãos. Como fatores negativos; a atuação mediana de Nelinho Freitas e a irritação e falta de respostas claras por conta de Arnon Bezerra. As eleições 2020  estão imediatistas e com o avanço das redes sociais e tecnologia, é quase que impossível um candidato esconder ou mentir sobre algo. A propósito, a população quer saber o que está sendo feito com tanto dinheiro para limpeza pública em Juazeiro do Norte, tendo tanto dinheiro para algumas áreas e faltando para as áreas mais carentes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)