A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Blog do  Amaury Alencar
0

 








Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração de histórias e performances teatrais. Em um formato totalmente online, as transmissões acontecem através do Youtube do Sesc Ceará e são compostas por artistas 100% Made in Ceará, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura cearense. 

Bonecos de mesa e atores manipuladores guiam o público para o mundo da fantasia na performance “O intrépido Anãmiri”, do grupo Bricoleiros, no dia 05/11A apresentação tem início às 9h e cria uma atmosfera de encantamento para a criançada com a mistura de movimento, luz e som, dando vida aos bonecos. Às 10h, a companhia Maleta de Histórias abre espaço para a imaginação com as “Memórias de um Baobá”, reunindo três artistas que tocam, cantam, interpretam e contam histórias. 

Já às 11h, também no dia 05, é a vez de Rosa Primo dar vida ao espetáculo “Iracema”. Nome conhecido na literatura cearense, a performance traz possibilidades para a personagem que vai além da história de José de Alencar. O trabalho envolve luz, sons e muita imaginação em uma performance contemporânea e estimulante, que é ao mesmo tempo dança, visual e poesia. 

Com a arte da palavra e da atuação, a Carroça de Mamulengos conta a história de “MariAna” no dia 06/11, às 9h. Nesse cenário, Maria é a mãe, Ana a filha, duas mulheres que compartilham histórias ancestrais de avós, tios e de muitos bonecos. Na sequência, às 10h, a Companhia Tetêrêtetê interpreta “As Presepadas de Benedito”, um espetáculo de teatro de bonecos que brinca com cenas lúdicas e engraçadas próprias do Nordeste, embaladas pelos sons da zabumba e pífano. Para fechar o dia 06, a magia do circo entra em cena com a Cia Lamparim apresentando “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, às 11h. Os palhaços, Bombirom da Silva e Estilingue apresentam um show formado por números cômicos de palhaço e de malabarismo, onde o púbico é convidado a viajar no universo lúdico do circo. 

Entre rei, rainha e um gigante adormecido, o universo dos contos de fadas ganha vida com a “História ao contrário”, interpretada por Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho, dia 07/11, às 9h. Depois de perceberem que o dia havia sido roubado, a família real se aventura em busca de normalizar o tempo. Depois de passear pela realeza, os palhaços do K´OS Coletivo chegam para aprontar às 10h com o espetáculo “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, quando Pinguelão, Pipiu e Tramela prometem desenrolar números tradicionais do palhaço brasileiro. 

Finalizando as apresentações infantis da Mostra Sesc de Culturas, às 11h, a Carroça de Mamulengos entra novamente em cena com a performance “Babauzeiro”. Nessa apresentação, Carlos Gomide revive o mamulengo, dando vida a bonecos que foram recebidos das mãos de mestres desse folguedo. Com uma linguagem singela, capaz de falar de assuntos profundos e tocar com delicadeza e poesia o coração dos meninos olhos dos homens. 

“Se amostra pro mundo, Ceará!”  

  

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições. Tudo 100% Made in Ceará. 

Além do site e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS. 

Serviço: Mostra Sesc de Culturas – Programação infantil   

  

Ação: “O intrépido Anãmiri”, com o grupo Bricoleiros 

Dia: 05/11 

Horário: 9h 

Ação: “Memórias de um Baobá”, com o grupo Maleta de Histórias 

Dia: 05/11 

Horário: 10h 

Ação: “Iracema”, com Rosa Primo 

Dia: 05/11 

Horário: 11h 

Ação: “MariAna”, com o grupo Carroça de Mamulengos 

Dia: 06/11 

Horário: 9h 

Ação: “As Presepadas de Benedito”, da Companhia Tetêrêtetê 

Dia: 06/11 

Horário: 10h 

Ação: “A Incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, com a Cia Lamparim 

Dia: 06/11 

Horário: 11h 

Ação: “História ao contrário”, com Rodrigo Tomaz e Vinicius Pinho 

Dia: 07/11 

Horário: 9h 

Ação: “Circo do K`OS – Os Clássicos da Palhaçaria”, com o K´OS Coletivo 

Dia: 07/11 

Horário: 10h 

Ação: “Babauzeiro”, com o grupo Carroça de Mamulengos 

Dia: 07/11 

Horário: 11h 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)