Podcast Jogo Político (Foto: Podcast Jogo Político)
Podcast Jogo Político (Foto: Podcast Jogo Político)

O Cariri, fiel a sua tradição, tem algumas das eleições mais disputadas no Ceará, e com muita coisa em jogo do ponto de vista simbólico e prático - inclusive gordos orçamentos. Ao longo da história, a região ao sul do Estado tem temperatura política das mais elevadas do Nordeste. Poderosas famílias saíram de lá e influenciaram o jogo do poder em todo o Ceará e mesmo fora. Houve disputas que degeneraram em violência. Ingrediente extra está no fato de a região ser o berço eleitoral do governador Camilo Santana (PT). Ele nasceu no Crato, fez carreira política e Barbalha. E tem o peso ainda de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do Interior. As eleições nesses importantes polos da política do Ceará são o tema do episódio 104 do Jogo Político.


Em Barbalha, o PT abriu mão de candidatura própria para, na terra do governador, apoiar Guilherme Saraiva (PDT) contra o prefeito e candidato à reeleição Argemiro Sampaio (PSDB). Pesquisa mostra o cenário bastante disputado, numa eleição que se projeta entre as mais concorridas da região - como aliás tem sido nos últimos anos. Em 2016, aliás, o candidato de Camilo perdeu e ele certamente não quer ver isso se repetir.

No Crato, a base do governador apoia a reeleição do prefeito Zé Ailton Brasil, que saiu do PP e se filiou ao PT de Camilo no início deste ano. Concorrem contra ele Dr. Aloisio Brasil (Pros), Arthur Gomes de Matos - o Arthur de Zé Adega (PSL) - e Professora Zuleide Queiroz (Psol). Arthur de Zé Adega é filho do ex-prefeito do Crato, Zé Adega, que governou na virada dos anos 1980 a 1990 e cogitava ser candidato pelo PSD. Porém, conforme relata, a candidatura foi barrada por decisão do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em acordo com o governador Camilo Santana.

E a eleição que está entre as mais concorridas do Estado, em Juazeiro do Norte, traz o prefeito Arnon Bezerra (PTB) numa difícil briga pela reeleição, conforme mostrou pesquisa Ibope. Ele tem a maior rejeição e está tecnicamente empatado com o policial civil Glêdson Bezerra (Podemos). Concorrem ainda o deputado estadual Nelinho (PSDB), a ex-deputada Ana Paula Cruz (PSB) e Demontieux Cinquientinha (Psol).

O episódio especial do Jogo Político sobre o Cariri, mais exatamente o Crajubar, analisa o cenário nos três maiores municípios da região, as chances dos candidatos, as alianças e as repercussões para todo o Estado. 

O pOVO 

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib