Assembleia aprova financiamento de US$ 75 milhões para saneamento em cidades do litoral do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Jericoacoara também passará pelo projeto de saneamento (Foto: FCO FONTENENELE)
Jericoacoara também passará pelo projeto de saneamento (Foto: FCO FONTENENELE)

O Programa de Saneamento das Localidades Litorâneas do Ceará (Prosatur) foi aprovado nesta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto do Governo, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), deve investir 75 milhões de dólares para levar saneamento básico a cidades do litoral cearense. Do total, US$ 15 milhões serão uma contrapartida dos cofres do Estado e o restante é de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de execução é até 2026.

Entre as cidades atendidas pelo projeto, têm comunidades com cerca de 30 mil habitantes e que em período de alta estação chegam a receber aproximadamente 200 mil turistas nos fins de semana.



O titular da Setur, Arialdo Pinho, destaca que o projeto é importante não apenas para o turismo na região, como para a saúde da população. "Esse projeto pretende não só cobrir a totalidade da população, zerando o déficit de abastecimento de água e esgoto, mas também assegurar uma infraestrutura dimensionada para atender o crescimento populacional projetado pelos próximos 20 anos – considerando população fixa e flutuante.".



Famosas praias do litoral vão receber aporte. No Litoral Oeste, o Prosatur atenderá as localidades de Mundaú e Guajiru (Trairi), Ilha do Guajiru (Itarema), Baleia (Itapipoca), Icaraizinho (Amontada), Preá (Cruz) e Jericoacoara (Jijoca). No Litoral Leste, a praia de Barro Preto (Aquiraz), de Morro Branco e Praia das Fontes (Beberibe) e Fortim.

Arialdo ainda destaca que o investimento no saneamento contribui para que o destino seja mais interessante e que o desenvolvimento socioeconômico pela cadeia do turismo seja alcançado. "O saneamento ambiental é infraestrutura básica indispensável ao desenvolvimento dos destinos turísticos".

Ainda de acordo com a Secretaria, o Prosatur também terá ações voltadas à preservação do meio ambiente, capacitação de servidores, de profissionais do trade turístico e da população em geral, além de estudos para subsidiar planejamento de futuras ações pautadas na sustentabilidade. 


O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)