Setur instala totens com indicativos turísticos em pontos estratégicos de Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Setur instala totens com indicativos turísticos em pontos estratégicos de Juazeiro

Na última semana, a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Setur), iniciou a instalação de novos equipamentos de utilidade pública, que devem facilitar ainda mais a vida de turistas e visitantes na cidade. Totens com mapas interativos e sistema bilíngue começaram a ser instalados em algumas localidades estratégicas do município, a fim de tornar ainda melhor a experiência de quem chega na terra do “Padim”.

Júnior Feitosa, titular da Setur, explicou ao Badalo que a intenção da utilização dos totens é aumentar ainda mais o fator turístico da cidade, que é hoje agraciada pelo reconhecimento tanto nacional quanto internacional.

“O que temos buscado é fortalecer a receptividade e os pontos turísticos de bastante acesso dos romeiros, junto ao elo dessa nossa fortaleza que é a cultura regional. A ideia é trabalhar os pontos turísticos, religiosos e culturais em um só mapa”, diz o secretário.

Ele acrescenta ainda que tomou como ideia para criação dessa iniciativa a participação dos diversos eventos e feiras das quais o município era convidado, levando Juazeiro do Norte e o Cariri também como um potencial turístico para estes locais. Segundo Júnior, cidades que já são consolidadas como destinos de bastante visitação pelo mundo já detém este tipo de equipamento como parte do guia turístico, e pela experiência do City Tour em Juazeiro, viu a necessidade e possibilidade de implementação destes.

“No CityTour proporcionado de forma gratuita aos romeiros, nas romarias passadas, pudemos perceber que estes vinham há anos em Juazeiro e não conheciam os pontos culturais, que muitas vezes estavam a poucos metros das principais igrejas da cidade. Com o equipamento, proporcionamos os mapas iconográficos dos pontos mais visitados, como o Mestre Noza, Memorial Padre Cícero e a Lira Nordestina”, cita o gestor da pasta.

Os totens foram inicialmente instalados em 10 localidades distintas, em vários pontos da cidades, sendo estes o terminal de passageiros do Aeroporto de Juazeiro do Norte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores, o Cariri Garden Shopping, a Colina do Horto, o Memorial Padre Cícero, o Mercado Central, o Polo Gastronômico da Lagoa Seca, a Praça Padre Cícero, o Teatro Marquize Branca e o Terminal Rodoviário Intermunicipal de Juazeiro do Norte.

Todos eles possuem mapa interativo com os outros pontos da cidade e indicativo de localização atual do visitante ou turista, tanto em português quanto em inglês. Além dos principais pontos culturais e turísticos, há indicações de serviços, tais como transporte público, polos gastronômicos, entre outros. O secretário destaca ainda a implementação de monumentos, tais como a estátua de Seu Lunga e as estátuas de Padre Cícero, junto a beata Maria de Araújo e Monsenhor Murilo, no Centro, que devem fortalecer ainda mais o percurso a partir do próximo ano.

Em 2021 também está prevista a entrega da obra o Teleférico do Horto, bem como o Teleférico do Caldas, em Barbalha.

Júnior frisa ainda que a ideia é integrar estes novos equipamentos ao percursos turísticos e paleontólogos promovidos ao Geopark Araripe, que integrado a recém lançada Rota Turística do Cariri, deve incluir a visitação aos demais municípios da região, que já atrai muitos turistas de várias partes to planeta 

 ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)