Justiça Estadual promove nesta quarta-feira palestra sobre “Depressão em Tempos de Pandemia”

Blog do  Amaury Alencar
0

 
















Com a proposta de oferecer uma reflexão e debate sobre depressão e suicídio, a Coordenação de Educação Corporativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza, nesta quarta-feira (23/09), palestra com o tema “Depressão em Tempos de Pandemia”, ministrada pelo médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos.

O evento, que terá início às 14h, será aberto ao público com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJCE no YouTube.

Fábio Gomes de Matos é graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Farmacologia pela mesma Universidade e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Também é autor de livros sobre transtorno bipolar e prevenção ao suicídio e presidente do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará, além de integrar outras entidades ligadas ao tema.

ATENDIMENTO À DISPOSIÇÃO
Por conta da campanha Setembro Amarelo, o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria de Saúde Ocupacional, tem disponibilizado conteúdos informativos e educativos para ajudar na identificação de sinais de alerta em relação ao assunto, além de orientar sobre cuidados e atitudes que podemos ter para prevenir e tratar o problema.

Para o psicólogo que atua na Coordenadoria, José Carlos Xavier, o suicídio, assim como a depressão também, “é uma questão de saúde pública e todos nós estamos vulneráveis a esse problema, então a gente precisa se prevenir, por essa razão a campanha”.

O Tribunal também tem disponibilizado, para Capital e Interior, atendimento por meio virtual durante a pandemia para magistrados e servidores. “Somente durante o período de pandemia me chegaram cerca de 200 pessoas, entre atendimentos que já estavam em andamento e casos novos”, revela o psicólogo. Segundo ele, o tema mais recorrente tem sido crises de ansiedade, que foram agravadas por causa da pandemia. “A rotina que dava normalidade à vida foi alterada, além dos riscos que envolvem a doença”, destaca o profissional.

Servidores e magistrados interessados podem solicitar atendimento pelo e-mail atendimentosaude@tjce.jus.br. 


TJCE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)