Obras de recuperação da barragem Jati devem ser concluídas neste domingo

Blog do  Amaury Alencar
0
Além dos profissionais, trabalham no local 45 caminhões, cinco tratores e sete retroescavadeiras. (Foto: Divulgação/MDR)
Além dos profissionais, trabalham no local 45 caminhões, cinco tratores e sete retroescavadeiras. (Foto: Divulgação/MDR)




Após rompimento de parte da tubulação, obras de recuperação e recomposição da barragem Jati, no interior do Ceará, devem ser concluídas ainda neste domingo, 30, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Até essa sexta-feira, 28, mais de 84% dos trabalhos já estavam concluídos. A operação conta com cerca de 80 profissionais, além de 45 caminhões, cinco tratores e sete retroescavadeiras.

A pasta do governo federal enfatiza ainda que o incidente na barragem não provocou danos à estrutura do reservatório. Uma consultoria independente atuará a partir da próxima terça-feira, 1º, para apurar as causas do rompimento na tubulação da barragem. Nesta semana, Defesa Civil Nacional, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE) e Agência Nacional de Água (ANA) visitaram o local do incidente.


Julierme de Oliveira, pré-candidato a vereador em Jati pelo PSB, afirma que o clima na cidade já está mais tranquilo, desde a ocorrência do incidente. Ele lembrou que parte da população trabalhou na construção da barragem e sabe que "não tem muito perigo de acontecer" um dano maior. No local do rompimento, o homem diz que o trabalho segue de forma intensa. "Estão trabalhando 24 horas, a obra está bem encaminhada", celebrou.

JATI, CE, BRASIL, 23.08.2020: Trabalhadores recuperam área em que vazamento causou erosão na parede da barragem em Jati. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
JATI, CE, BRASIL, 23.08.2020: Trabalhadores recuperam área em que vazamento causou erosão na parede da barragem em Jati. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)


O local do incidente, no entanto, é alvo de críticas de Julierme. Ele pondera que o segmento que se rompeu deveria ter uma estrutura mais reforçada, com uso de concreto. “Estão brincando com a vida do povo, se uma barragem dessa estoura, a água tem muita velocidade. Eles estão fazendo uma coisa só pelo computador, sem saber qual é a real situação”, reclama.

O POVO entrou em contato com o MDR na manhã deste domingo para atualizar o andamento da obra, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria


O rompimento


Uma tubulação da barragem que recebe água da transposição do Rio São Francisco se rompeu no dia 21 deste mês, em Jati, interior do Ceará. Após o incidente, cerca de duas mil pessoas passaram a ser evacuadas do local a partir da madrugada do dia seguinte, 22. A ação ocorreu de forma preventiva, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta garantiu que o vazamento já havia sido solucionado.


Os moradores foram comunicados da necessidade de deixarem suas casas por meio de carros de som que percorrem as vias da cidade. Profissionais da Defesa Civil e trabalhadores da empresa que gerencia a barragem foram convocados para ajudar na divulgação do alerta, visitando residência por residência. As famílias receberam auxílio para se deslocarem em direção a hotéis, pousadas e alojamentos na região ou para irem até a casa de parentes e amigos que morem mais afastados da barragem.


 No sábado, um dia após a ocorrência, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) viajou ao local acompanhado de uma comitiva para avaliar a situação. O chefe do Executivo estadual foi até Juazeiro do Norte e de lá se deslocou de helicóptero até a cidade onde o incidente aconteceu.


( O POVO) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)