MEIO AMBIENTE SE FAZ COM AÇÕES, EM PACUJÁ SAI O NIM INDIANO E NASCE AS MANCHAS VERDES URBANAS DA CAATINGA, COM AS ESPÉCIES NATIVAS REINANDO EM SEUS ESPAÇOS

Blog do  Amaury Alencar
0

 SUBSTITUIÇÃO de árvores exóticas tipo NIM INDIANO, é uma questão de ATITUDE e de DECISÃO POLÍTICA que o Prefeito ALEX MELO, optou tendo em visto os sérios problemas causados por essas árvores nos espaços públicos da cidade. As raízes do nim indiano, árvore exótica de origem indiana não é adequada para arborização urbana, um erro do qual estamos pagando caro e sua introdução nas cidades nordestinas foi repentino porém, a maioria dos que optaram por seu plantio, desconheciam a capacidade da destruição das suas raízes nas estruturas físicas de residências, comércios, prédios públicos, calçadas, calçamento e até no asfalto. É de impressionar a força das suas raízes, capaz de colocar uma construção abaixo.

De forma lenta, gradual e com responsabilidade, estamos fazendo a retirada dessa árvore exótica e em seu lugar, plantando espécies nativas do BIOMA CAATINGA além de incorporar algumas árvores frutíferas adaptadas, as quais conhecemos o teor de suas raízes como é o caso do cajueiro, coqueiro, goiabeira, romanzeira, pitangueira, etc., tendo em vista a grande variedade de pássaros existentes no município, eles precisam também, se alimentarem.
A 1ª Mancha Verde Urbana da Caatinga na Cidade de Pacujá vai do Posto de Saúde a murada do Estádio Municipal Pueirão, numa extensão de mais ou menos 200m contínuos, onde retiramos 19 árvores nim indiano sendo substituídos por 197 ÁRVORES onde 90% é NATIVAS e o restante frutíferas segundo o estudante João Guilherme, do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá da EEF Coriolano Alves de Brito, turma essa responsável por este feito sensacional em nosso cidade, cujo impacto é altamente positivo ao meio ambiente e o mais sensacional, é ver os IPÊS florindo em nossa cidade, dando um toque de magia e de beleza nos espaços públicos. Testemunhamos a capacidade harmoniosa dessas árvores que nos dão mais verde e bem estar social. Timbra com euforia o Prefeito Alex Melo, que com certeza, foi o 1º gestor público do Semiárido Nordestino a tomar essa medida corajosa e necessária. Parabéns Pacujá.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)