Após evacuação preventiva efetuada ainda na noite do última sexta-feira (21), quando houve o rompimento na tubulação da barragem de Jati, moradores da localidade num raio de dois quilômetros devem retornar para suas casas já nesta terça-feira (25). A população afetada pelo acidente na barragem de Jati esteve reunida com a Defesa Civil nacional na manhã desta segunda-feira (24), para discutir os detalhes da evacuação. Segundo informaram ainda, estes não receberam nenhum tipo de instrução ou simulação de evacuação desde a construção da obra.


Famílias evacuadas devem retornar para casa nesta terça (25) após rompimento de barragem em Jati

       Foto > Carlos Mazza 

Cerca de dois mil moradores no entorno da barragem foram levados para abrigos e casas de familiares após o acidente com a barragem de Jati, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e que alimenta o Cinturão das Águas no Ceará, inaugurado na última quinta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Este esteve novamente no local junto ao governador Camilo Santana, no sábado (22).

Este garantiu recursos para as famílias que foram prejudicadas com a evacuação, sendo que a partir desta segunda, o governo federal irá liberar recurso para auxilia-los.

Nesta manhã, foi montado um mapa com as áreas de risco da localidade na Câmara Municipal, o que gerou forte movimentação dos populares. A expectativa é que a evacuação termine ainda nesta segunda, após confirmado o controle do rompimento de um dos condutores da barragem, que não trará mais riscos.

O rompimento de um dos condutores da barragem foi controlado já na noite de sexta. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que não havia riscos à população e à estrutura geral. A pasta nacional informou ainda que irá contratar uma perícia independente para avaliar a responsabilidade pelo acidente.

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib