Camilo Santana anuncia que o Cariri sobe para Fase 1 do Plano de Retomada Econômica

Blog do  Amaury Alencar
Depois de seis semanas em fase de transição, as cidades da macrorregião do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu, passam para a Fase 1 do Plano de Retomada da Economia, de acordo com o anúncio do governador Camilo Santana (PT), em transmissão nas redes sociais neste sábado (01). A região foi a última a sair da Fase de Transição em todo o Ceará.
Plano de Retomada da Economia pode ser interrompido, se não houver ajuda da população, alertou Camilo Santana
   Foto > José Wagner / Governo do Estado 
Camilo afirmou que os indicativos demonstram avanços na diminuição do novo coronavírus em todo Estado.
“Lembrando que todos os indicadores do Estado em todas as regiões, tem melhorado a cada dia, a cada semana. [Tivemos] redução de casos, de óbitos, diminuição da taxa de letalidade, diminuição da positividade nos testes”, explicou Camilo Santana.
Fortaleza segue na Fase 4. mas não tem autorização para o funcionamento de cinemas e bares. Em relação ao retorno das aulas presenciais na capital, o petista disse que as escolas e universidades, públicas e privadas, não deverão retornar as aulas presenciais ainda no mês de agosto, com previsão de retorno apenas no início de setembro, se a situação epidemiológica permanecer favorável.
O governo explicou que ao longo das próximas semanas, as equipes definirão de que forma ocorrerá esse retorno: fases, formato e protocolos a serem seguidos, com o intuito de evitar um novo aumento de casos e óbitos.  “Temos avançado de forma correta até aqui, e não queremos correr o risco de retrocesso. A preservação da vida sempre estará em primeiro lugar,” ressaltou o governador.
Sobre eventos que geram aglomerações, continuam sem previsão de retorno, sendo feita avaliação permanente da situação epidemiológica.
Além de Fortaleza, os municípios da macrorregião de Fortaleza avançam para a Fase 4. As cidades da região do Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, continuam na Fase 2 e a macrorregião Norte avança para a primeira semana na Fase 2.