‘Fisioterapia respiratória é importante para recuperação dos pacientes com Covid-19’, alerta a fisioterapeuta Caririense

Blog do  Amaury Alencar
Agora no conforto de casa, a esteticista Maria José tenta respirar mais aliviada. Ela foi diagnosticada com a Covid-19, passou 20 dias hospitalizada, sendo cinco deles nos respiradores.
‘Fisioterapia respiratória é importante para recuperação dos pacientes com Covid-19’, alerta a fisioterapeuta Caririense
“Eu não conseguia respirar direito, estava altamente ofegante. Foi aí que eu comecei a fisioterapia respiratória e comecei a melhorar. Hoje, está com um mês que estou em casa, mas sem parar o tratamento. Para mim é muito importante poque hoje respiro melhor”, conta Maria José.
Fisioterapia e Covid-19
A Covid-19 é uma doença causada pelo novo Coronavírus, que compromete o sistema respiratório dos pacientes contaminados. Dessa forma, a fisioterapia respiratória, tem uma função importante tanto no tratamento como na recuperação da infecção causada por esse vírus.
Pacientes que enfrentam a Covid-19 sofrem principalmente de problemas respiratórios, que podem ser mais leves ou chegar à insuficiência respiratória crônica.
A Fisioterapeuta e professora universitária, especialista em fisioterapia respiratória, Rafaela Macêdo explica que “as manifestações do Covid-19, principalmente, as mais graves envolvem as vias respiratórias, as vias pulmonares, em virtude disso, o fisioterapeuta tem ganhado destaque não só nas unidades de terapias intensiva e nas enfermarias, mas também nos pacientes em isolamento domiciliar ou nos pacientes que receberam alta após o tratamento hospitalar”.
Mitos
Quando se fala em fisioterapia respiratória muita gente lembra de congestão nasal, mas na maioria das vezes as pessoas com Covid-19 apresentam tosse é seca, ou seja, não existe muita presença de secreção.
“Nosso objetivo é melhorar a oxigenação desse paciente, melhorar a capacidade respiratória total dele. Nós podemos atuar não só com exercícios respiratórios, mas usamos muito equipamentos também, sempre mantendo cuidado por conta do risco de infecção cruzada de você utilizar em um paciente e depois usar em outro. Por conta disso, a gente tem feito muitos exercícios respiratórios, trabalhado bastante a musculatura respiratória desse paciente, as capacidades e volumes pulmonares”, relata a fisioterapeuta Rafaela Macêdo.
As fisioterapias respiratórias também estão sendo realizadas através de vídeo chamadas, como explica a fisioterapeuta “Temos feito muitas das terapias através da internet e está sendo bem eficaz. Mas quando se faz necessário a presença do fisioterapeuta, a gente vai até o paciente para realizar essas terapias”.
Rafaela Macêdo ainda faz uma ressalva, “se você está com sintomas e acredita que será necessário realizar algumas condutas para melhorar as suas capacidades e volumes pulmonares chama o fisioterapeuta”.