Covid-19: Primeiros pacientes são atendidos na Unidade Santa Maria em Várzea Alegre

Blog do  Amaury Alencar

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria, preparada para receber pacientes diagnosticados com a doença e que precisam de um isolamento adequado, começou a receber esses pacientes nesta segunda-feira, 20 de julho de 2020.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, disse que o objetivo da unidade é atender pacientes com a covid-19, que não tenham condições de isolamento em suas casas, podendo contaminar seus familiares.
Ele disse que, o atendimento na Santa Maria, será pelo tempo necessário à recuperação dos pacientes para que retornem aos seus lares em condições de saúde segura. “A ideia é que o paciente fique isolado lá por 14 dias a partir do início dos sintomas, e caso nesse período os sintomas persistam, permaneçam na Santa Maria por mais 7 dias”, disse.
Segundo Ivo Leal, as equipes médica e de colaboradores estão prontas para realizar um atendimento humanizado, tornando a permanência do paciente na Santa Maria mais tranquila e com cuidados adequados aos tratamentos da covid-19. Os pacientes passam por constantes avaliações até chegar ao quadro de recuperado da doença.
A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria tem capacidade para atender no momento 10 pacientes e essa capacidade poderá ser ampliada para 28 leitos e de acordo com a demanda. No momento, 4 pacientes estão internados na Santa Maria.
O prefeito Zé Helder disse que o funcionamento da Santa Maria chega no momento certo, quando é constatado um pico da doença em Várzea Alegre. “Com certeza, a gente tendo esse local adequado, tratando os pacientes de forma humanizada, com atenção médica e com todos os cuidados, cumprimos o dever de proteger esses pacientes e suas famílias contra a covid-19”, disse.
O prefeito citou ainda a atuação do Hospital São Raimundo. “Temos ainda, todo o amparo da equipe do Hospital São Raimundo, que desde o início dessa batalha contra a covid-19, se preparou para receber pacientes e tem dado respostas bem-sucedidas. Todos estamos somando esforços nessa luta e com fé em Deus venceremos”, disse.