Assaré: Festa de aniversário dos 155 anos atraiu milhares, mesmo que remotamente.

Blog do  Amaury Alencar


O Município de Assaré comemorou neste dia 19, o seu aniversário de emancipação. Anualmente, neste período, o evento é amplamente comemorado com uma vasta programação cultural com a inclusão da Vaquejada. Sem a mínima condição para realizar o evento envolvendo a participação popular diretamente, a Prefeitura Municipal, não deixou de lembrar a data, usando as ferramentas oferecidas pela Internet.

A programação teve início às 5 horas da manhã, na Praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores. Neste primeiro momento, houve a queima de fogos, veiculação da crônica da cidade e a primeira entrevista do dia com o prefeito Evanderto Almeida exclusivamente para a TV Quixabeira do Assaré, que cobriu a programação completa.



Na sequência, como não houve o tradicional desfile que reúne mais de 500 vaqueiros, apenas uma representação simbólica saiu às ruas, fazendo o mesmo percurso. Desfilaram somente os 3 vaqueiros encourados, ( Doge Vaqueiro, Chico Pereira, e Totonho dos Ozé) que todos os anos  conduzem os pavilhões do Município, do Estado do Ceará e do Brasil. No entanto, foi possível conservar a dupla de aboiadores de sempre: Manuel do Cego e Frasquinho Aboiador. A TV Quixabeira também transmitiu ao vivo a passeata simbólica.

Às 9 horas, houve uma Mesa Redonda com autoridades para discutir o Assaré do presente. Compartilharam da mesma, o prefeito Evanderto Almeida, a vice-prefeita Maria É, o secretário Executivo de Turismo do Ceará, Anderson Palácio, o Secretário Municipal de Governo, Beny Pontes e o professor Palácio Leite.


A TV Quixabeira bateu recorde de audiência. O Assaré estava todo antenado para viver intensamente, mesmo em casa, o dia do seu Município.

As 15:00 a Banda de Música Municipal de Assaré realizou virtualmente a sua homenagem ao Município e às 19:00hs foi celebrada a Missa em ação de graças.

Merece também destaque a live do cantor Caninana do Forró e seus convidados, do dia 18 para o dia 19, no espaço da I9 Eventos, também para homenagear o Município.