Mídia Ninja denuncia situação dos coveiros em Juazeiro do Norte durante a pandemia; veja o que diz a prefeitura

Blog do  Amaury Alencar
O Portal Mídia Ninja denunciou neste mês de junho, as condições de trabalho de coveiros em Juazeiro do Norte. O conteúdo foi enviado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), representado pelo Edson Xavier.
De acordo com os relatos, não há Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e nem condições adequadas de trabalho. Os cemitérios visitados foram os públicos municipais: cemitério do Socorro e cemitério São João Batista. Um dos coveiros entrevistados afirmou que já havia enterrado algumas vítimas do COVID-19, mesmo sem a proteção adequada.
A preocupação maior é porque devido a pandemia, a proteção deve ser redobrada devido o risco de contaminação do novo coronavírus. As informações são que as condições de trabalho precárias são antigas, como faltar água para beber, chuveiros para a higienização, banheiros e ferramentas adequadas para o trabalho.
Nós entramos em contato com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, Veja nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), informa sobre a utilização e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários dos cemitérios públicos municipais que é obrigatória, e a Secretaria abastece o almoxarifado dos equipamentos de acordo com a demanda. Ainda esta semana, outra leva de EPIs chegará e de imediato será repassada para os colaboradores. Já sobre as reformas estruturais no cemitério São João Batista, havia uma licitação em andamento antes da pandemia, mas teve que ser revogada devido a algumas recomendações da SEMACE e do Ministério Público Estadual. Está em elaboração um novo projeto que atenderá estas orientações e será de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, tudo para atender o licenciamento ambiental. Além disso, no cemitério São João Batista será edificado um espaço que funcionará como vestiário para os funcionários.”  
  Badalo