Estudantes de medicina fazem vaquinha para aquisição de EPIs; objetivo é voltar ao internato

Blog do  Amaury Alencar
Em meio à pandemia do novo coronavírus, 129 estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão com as atividades de internato suspensas desde o dia 17 de março. O internato é o período de prática (estágio) obrigatória de dois anos para todos os estudantes de medicina.
Estudantes de medicina fazem vaquinha para aquisição de EPIs; objetivo é voltar ao internato
“Inicialmente paramos por conta da pandemia, mas depois foi devido à suspensão das atividades acadêmicas pela UFCA”, conta a estudante Andrezza Lobo, do último período. Mais de três meses depois do início do isolamento social, os alunos receberam resposta positiva dos hospitais para a volta às práticas, mas com uma série de requisitos.
Entre as compras obrigatórias para o retorno, estão a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Como não temos hospital escola, dependemos dos convênios com os hospitais da região e eles exigem uma cota de EPIs para os internos voltarem”, conta a estudante.
Segundo Andrezza, a Universidade disponibilizou alguns materiais, mas não foi o suficiente. Para conseguirem a compra de todos os equipamentos, os estudantes resolveram realizar uma “vaquinha” online.
 “Optamos por essa iniciativa da vaquinha pra tentar suprir o que faltava e comprar os EPIs pra depois doá-los para a faculdade, para ela poder mandar para os campos de prática [hospitais]”, relata a aluna. Para ajudar, clique aqui e contribua na vaquinha online.
Dos 129 estudantes, 36 são do último período, e assim como Andrezza, estariam se formando em novembro caso não houvesse paralisação por conta da pandemia. Agora a nova previsão é março de 2021.
A aluna explica que a turma entrou em contato com a coordenação do curso para apresentar a proposta da doação. “Foi uma iniciativa que partiu dos alunos, pois diante das questões burocráticas envolvidas na aquisição via licitação, precisávamos de um meio mais rápido”, conta a Andrezza, explicando que a resposta foi positiva. “É possível receber equipamentos via doação, então tudo que pudesse ajudar seria bem vindo”, conclui.
Badalo