Luto: morre em Ibaretama João Américo da Costa, aos 93 anos, vítima de Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
João Américo da Costa, lendário morador de Ibaretama (Foto: divulgação)
 Um dos maiores e mais importantes líderes comunitários da história de Ibaretama, faleceu na noite da última quarta-feira (20). João Américo da Costa, de 93 anos, foi a óbito após ter contraído o coronavírus. A informação foi confirmada pela filha de João, a sindicalista Graça Costa, em suas redes sociais.

“Com tristeza vamos nos despedir do Papai. Um lutador. Vítima da Covid19 (sic)”, escreveu Graça nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21). De acordo com informações de sites da cidade, João Costa deu entrada no hospital de Ibaretama com suspeita de pneumonia. Na noite de quarta, ele veio a óbito no próprio hospital.

Ainda conforme a imprensa local, o sepultamento do líder comunitário aconteceu no início da manhã de quarta, atendendo as recomendações do Ministério Público e da Justiça do Ceará que pedem para que não haja velório nem cortejo fúnebre no caso de sepultamentos de pessoas vítimas do Covid-19. Graça Costa chegou a comentar sobre o velório. “Infelizmente não podemos fazer velório”, comentou nas redes sociais.

João Américo da Costa era bastante conhecido na cidade. Sua história de atrela à própria história de Ibaretama. Percursos de movimentos comunitários, atualmente ele vivia no distrito de Piranjí, com a esposa e a família. Em Ibaretama, houve comoção com a notícia da morte de João. Na cidade, uma pessoa já havia morrido vítima de coronavírus. Até a última quarta, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde informava que de 56 casos já notificados, 20 estavam confirmados.


Revista Central