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INSS explica sobre atendimento e antecipação de benefícios a segurados no Cariri

Devido a situação emergencial em que o país se encontra, muitos beneficiários e a população em geral têm recorrido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para se informar quanto a antecipação de alguns benefícios, bem como dar entrada nos procedimentos padrões do órgão, que atualmente funciona remotamente e sem atendimentos presenciais. Em contato a gerência executiva da instituição na região do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, dúvidas quanto aos auxílios, benefícios e funcionamento do órgão são esclarecidos.

 INSS explica sobre atendimento e antecipação de benefícios a segurados no Cariri


A servidora responsável pelo Programa de Educação Previdenciária do INSS, Cinthya Valeria, esclarece um pouco sobre as principais dúvidas dos leitores do Badalo, bem como explica situações importantes que os segurados e a população em geral devem atentar.

Atendimento

Todos os atendimentos presenciais da Previdência Social no país estão suspensos, conforme informa o INSS. Esta medida foi determinada pelo governo e deve perdurar até o próximo dia 22 de maio, podendo ter este prazo prorrogado ou antecipado. Os canais de atendimento disponíveis são através do aplicativo “Meu INSS” ou no site, bem como a central telefônica 135.
“O acesso a todos os requerimentos e serviços também estão disponíveis online. Auxílios ou pedidos de aposentadoria são feitos por lá. A plataforma exige autenticação por meio de login e senha do usuário durante o acesso”, esclarece a servidora.
Devido a pandemia do Covid-19, estão suspensas também algumas rotinas de atualizações do INSS, tais como a prova de vida, vencimento de procurações e atualização de administrador provisório dentro do beneficio (tutela e curatela), suspensos pelos próximos seis meses. Também ficam interrompidos os bloqueios e suspensões dos benefícios por ausência de inscrição do beneficiário no CadÚnico.
Se a pessoa está com alguma irregularidade e necessita do cadastro no CadÚnico junto a Secretaria de Desenvolvimento Social do seu município para receber o Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal, por exemplo, este não pode ser negado durante este período.

Seguro desemprego

Uma das principais dúvidas dos leitores é em relação às solicitações do seguro desemprego. Conforme esclarece Cynthia, este benefício deve ser feito diretamente ao SINE/IDT, que realiza a solicitação junto a Caixa Econômica Federal. O INSS não deve ser procurado, com exceção de casos em que o vínculo empregatício do segurado esteja divergente ou com alguma inconsistência, o que deve ser solicitado diretamente pelo SINE/IDT e com agendamento.

Pendências

Conforme esclarece a servidora, segurados que tenham requerimentos de beneficio e/ou pendências de documentação complementar, e estão em análise junto ao pedido de documentações exigidas pelo órgão ao possível segurado deverão ser feitos através do Meu INSS.

Antecipação de auxílio a segurados

A Lei 13.982, publicada no último dia 2 de abril, permite a antecipação no valor de R$ 600 para os requerimentos de benefícios assistenciais a pessoa portadora de deficiência (BPC), e também a antecipação do auxílio doença no valor de um salário mínimo.
Cynthia explica que, por estes estarem aguardando avaliação social e perícia médica, poderão receber antecipadamente tais benefícios caso preencham os requisitos de renda e filiação ao INSS, respectivamente, mas que não garante que o benefício seja deferido futuramente após a análise dos dados.
“A lei garantiu essa antecipação para os segurados que fazem o requerimento de auxilio doença ou BPC e ficaram pendentes de fazer a perícia médica. O Segurado deverá, no entanto, anexar o atestado médico para firmar o recebimento do benefício”, completa.
Como anexar o atestado médico pelo Meu INSS
Foto: Divulgação/INSS

  1. Acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”;
  2. Preencha seus dados, clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Se tiver feito login, essa tela não aparece, dispensando o preenchimento;
  3. Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar. Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”. Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento;
  4. Na tela que se abre, clique em “Anexar”. Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”;
  5. Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. Selecione o local em que deseja receber o pagamento do benefício. Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”. Ao final, é possível gerar o comprovante de requerimento.

Atendimento no Cariri

Além das central telefônica 135, e do site e aplicativo para Android e iOS “Meu INSS”, a gerência executiva disponibiliza também telefones de atendimento específico em algumas de suas agências em cidades caririenses. A lista abaixo contém os números do contato de cada uma delas, que também podem ser consultados via WhatsApp para tirar dúvidas e demais requisições.
  • Araripe – (88) 3530-1480
  • Assaré – (88) 3535-1399
  • Aurora – (88) 3543-3196
  • Barbalha – (88) 3532-0777
  • Barro – (88) 3554-1445
  • Brejo Santo – (88) 3531-2104
  • Campos Sales – (88) 99266-4919
  • Caririaçu – (88) 3547-1110
  • Crato – (88) 3521-8833
  • Juazeiro do Norte – (88) 3511-0964
  • Lavras da Mangabeira – (88) 99624-9873
  • Mauriti – (88) 99340-1400
  • Milagres – (88) 98879-9228
  • Missão Velha – (88) 3542-1200  

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