Em tempos da pandemia
do novo cornavírus (covid-19) e com a recomendação do Ministério da
Saúde para que as pessoas fiquem em casa, os Correios lançaram três novas soluções de comunicação digital: a Entrega Digital, o AR Eletrônico e o e-Carta Fácil.
“Em tempos difíceis como os que vivemos
agora, nosso trabalho é ainda mais importante para a sociedade. Como
agentes da integração nacional é dever dos Correios continuar servindo à
população com agilidade e segurança. Para isso, nós aliamos nossa
capilaridade à velocidade do atendimento digital para oferecer aos
nossos clientes novas experiências em comunicação e logística. Temos
certeza de que esse momento de adversidade irá passar. Até lá, os
Correios irão continuar trabalhando para oferecer um serviço cada vez
melhor”, disse o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.
Correios Entrega Digital
A partir do dia 20 de abril, o envio de
boletos, contas, extratos, faturas e notificações pelos Correios também
poderá ser no formato digital, por meio do novo serviço Correios Entrega
Digital, sem nenhum custo adicional.
Por meio da funcionalidade Minhas Mensagens, do aplicativo dos Correios,
o destinatário poderá acessar a versão digital da correspondência,
quando o remetente fizer essa opção de envio. As mensagens digitais,
espelhos das mensagens físicas enviadas, estarão disponíveis de forma
fácil, rápida e segura. Outra vantagem, segundo os Correios, é que,
dessa maneira, será possível manter todas essas comunicações em um
ambiente unificado e que poderão ser organizadas em pastas.
O serviço vai ampliar a capacidade atual de
entregas desse tipo de 71 milhões de domicílios em todo o país para um
potencial de 220 milhões de celulares. Os Correios garantem o sigilo
dessa correspondência, por meio de uma plataforma fechada, onde todos os
emissores serão autentificados com os próprios Correios, o que também
impedirá o envio e recebimento de spams.
e-Carta Fácil
A segunda novidade, disponível em todo país,
é a ampliação do serviço e-Carta, já disponível para grandes empresas. A
solução consiste na captação eletrônica dos dados da mensagem, que
depois são processados para produção e entrega em meio físico. A
postagem é realizada pela internet e as correspondências são impressas
em um Centro de Digitalização e Impressão dos Correios mais próximo do
destinatário. O serviço também será oferecido às pequenas e médias
empresas que tenham contrato com os Correios.
O e-Carta-fácil pode ser acrescido de
serviços como registro, aviso de recebimento eletrônico e o mão própria,
elementos comprobatórios que dão validade jurídica ao serviço, como de
uma carta convencional.
AR Eletrônico
Os Correios também anunciaram que o Aviso de
Recebimento Eletrônico substitui o famoso AR físico. A promessa é que
de forma segura na internet e em tempo real, os clientes tenham as
informações sobre o recebimento do objeto no endereço do destinatário.
Na prática, um aplicativo nos celulares
usados pelos carteiros permite fotografar, no momento da entrega, a
etiqueta de postagem aplicada nos objetos onde constam dados do
recebedor. Essa imagem será disponibilizada imediatamente na página de
rastreamento, no site dos Correios e via Web Service, para grandes
volumes.
Os novos serviços de comunicação digital
estarão disponíveis pelo site e pelo novo Aplicativo dos Correios, na
plataforma Android e, em breve, no iOS.