Três casos de coronavírus confirmados no Ceará

Blog do  Amaury Alencar


OS PRIMEIROS PACIENTES com diagnóstico positivo pra doença no Ceará estiveram em recente viagem ao exterior
OS PRIMEIROS PACIENTES com diagnóstico positivo pra doença no Ceará estiveram em recente viagem ao exterior
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou na noite de ontem, 15, os três primeiros casos de coronavírus (Covid-19) confirmados no Estado. Os três, dois homens e uma mulher, são de Fortaleza e estiveram em recente viagem ao exterior. Dois estão internados em um hospital particular na Capital e outro, em isolamento domiciliar. O quadro clínico deles, segundo a nota oficial, não era grave até o momento do anúncio. As idades não foram divulgadas.

À tarde, a informação de três casos no Estado foi negada por assessores ao O POVO, quando a programação nos equipamentos culturais públicos, como Centro Dragão do Mar e Theatro José de Alencar, foi suspensa. Um show da cantora paulistana Mariana Aydar, com público esperado de mil pessoas, foi desmarcado menos de cinco horas antes da apresentação no Cineteatro São Luiz.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no entanto, sustentou que a medida seguia a recomendação do Ministério Público Federal, expedida dois dias antes, na sexta-feira, 13.

Ontem, ocorreram duas reuniões no Palácio da Abolição, sede do Governo. Na ocasião, participaram representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, secretários municipais e estaduais, além de médicos epidemiologistas.

A possibilidade de suspensão das aulas no Estado deve ser discutida nesta segunda-feira, 16, na primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus. Para dar maior transparência às medidas tomadas, a expectativa é de coletiva de imprensa todos os dias com o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

Conforme o último boletim da Sesa, o número de casos suspeitos no Ceará mais que dobrou em 24 horas. Ontem, 87 pacientes aguardavam resultado de exame. De acordo com a pasta, 59 desses registros estão em Fortaleza.

Os municípios de residência dos casos em investigação são Aquiraz, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tamboril e Tauá.

Dos 87 suspeitos, oito registros de casos são de residentes de outros estados ou países que estão no momento no Ceará.

Dentre os casos suspeitos, 50 tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença e 37 são contatos próximos. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Dos 86 casos já descartados no Estado foram confirmados contaminação para os vírus respiratórios influenza B, influenza A H1N1, influenza A H3N2, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), metapneumovírus, rinovírus/enterovírus humano e coronavírus 229E.
O Ministério da Saúde atualizou o número de pessoas infectadas pelo Covid-19 no Brasil. Neste domingo, 15, 200 casos foram confirmados da doença e são monitorados no País. Ainda outros 1.913 são considerados suspeitos. São Paulo, com 136, lidera entre os estados. Nenhuma morte ocorreu em decorrência do novo coronavírus no Brasil.
Consta nos dados da Órgão Federal, 22 casos suspeitos no Ceará, nenhum confirmado e 59 descartados. O órgão ainda não trabalha com os dados do Estado atualizados. O que pode indicar uma subnotificação dos casos no País. São Paulo e Bahia foram os únicos com ocorrência de transmissão local. A atualização registra pelo menos 14 unidades da federação com indivíduos infectados pelo Covid-19.
O Amazonas é o único a não ter casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, há um caso confirmado no Estado.


o Povo