Aulas da rede estadual serão suspensas por causa de coronavírus; debate é sobre quando vai ocorrer

Blog do  Amaury Alencar


FORTALEZA, CE, BRASIL, 16.03.2020: Pedestres se protegem com máscaras na ruas da capital cearence  (Fotos: Sandro Valentim/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 16.03.2020: Pedestres se protegem com máscaras na ruas da capital cearence (Fotos: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Com a confirmação dos três primeiros casos do novo coronavírus no Ceará, a Secretaria da Educação do Estado estuda a suspensão das aulas. Conforme fontes ouvidas pelo O POVO, é inevitável essa paralisação. No entanto, o debate neste momento é sobre quando a medida será adotada. Ainda não há planejamento para o que fazer durante a suspensão. O que deve pesar na tomada de decisão. 
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) já suspenderam as aulas. Departamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) também dispensaram estudantes.  Nesta segunda-feira, 16, ocorre a primeira reunião do Comitê instalado para gerir a crise da saúde pública. 

A Secretaria Municipal da Educação afirma que aguarda diretrizes da reunião de hoje à tarde no Palácio da Abolição. Não há no órgão planejamento para o que fazer durante a paralisação.
Ainda não há recomendação no Ministério Público Federal para a suspensão das aulas, mas a possibilidade é examinada. Na sexta-feira, o órgão recomendou que o Estado e a Prefeitura apresentassem o cancelamento, suspensão ou adiamento de eventos públicos em até cinco dias. Um Inquérito Civil instaurado no MPF acompanha a situação pandêmica. A depender do cenário epidemiológico, novas medidas são adotadas.

“Não vamos criar uma expectativa que não pode se concretizar. Em cima da hora, a depender o que acontecer, o procurador pode mudar de ideia. Tudo vai depender do desenrolar da reunião”, afirma o órgão.

Veja a situação das redes estaduais de ensino no País

Acre: mantidas
Alagoas: mantidas - 1 caso
Amazonas: mantidas
Amapá: mantidas - 0 caso
Bahia: mantidas - 9 casos
Ceará: mantidas - 3 casos confirmados
Distrito Federal: suspensas - (de 16 a 30/3, antecipação de recesso, 14 casos confirmados, nenhum por transmissão comunitária)
Espírito Santo: mantidas - 4 casos confirmados
Goiás suspensas (antecipação de férias a partir do dia 18)
Maranhão: mantidas
Minas Gerais: suspensas entre 18 e 23 - 04 casos confirmados
Mato Grosso do Sul - mantidas - 02 casos
Mato Grosso: mantidas
Pará: mantidas
Paraíba: mantidas
Pernambuco: suspensas a partir do dia 18 (só o município do Recife - demais da RMR e interior seguem normais) 08 casos confirmados
Piauí- suspensas por 15 dias
Paraná: mantidas
Rio de Janeiro: paralisadas - 24 casos
Rio Grande do Norte mantidas - 1 caso
Roraíma: mantidas - 4 casos suspeitos
Rio Grande do Sul: aulas suspensas a partir de quinta-feira
Santa Catarina: mantidas - 6 casos confirmados
Sergipe: mantidas - 01 caso
São Paulo: suspensão gradativa de 16/3 a 20/3. Suspensão total a partir do dia 23/3
Tocantins suspensas (16 a 20/03) - 03 casos suspeitos


O POVO