Wanderson Petrova grafita novo equipamento público através do projeto Cores do Crato

Blog do  Amaury Alencar
O mundo das cores oferece percepções visuais capazes de transmitir e causar sensações diversas. Através das cores é possível se comunicar, identificar elementos, estabelecer conexões importantes para o desenvolvimento da humanidade, processos que estão diretamente associados ao poder que as cores proporcionam em nosso dia a dia. A experiência de empoderamento e pertencimento através das cores é uma realidade vivida por moradores da comunidade do bairro Seminário, localizado no Crato.
 
Parceria do Senac Cariri ePrefeitura Municipal do Crato, o projeto Cores do Crato reúne jovens, adultos, grupo de idosos, líderes de bairro e de entidades religiosas que vivenciam o mundo das artes visuais sob a perspectiva artística e social do renomado artista visual cratense Wanderson Petrova. Até o dia 20 de fevereiro, Petrova instrui um grupo de alunos com atividades de grafitagem no Cras Seminário, onde eles tanto pintam – apreendendo sobre esse universo – como são pintados também durante oficinas que fazem parte do curso de Grafitagem na Prática criado e desenvolvido pelo Senac.
 
O projeto nasceu de uma vivência de Petrova que, ao frequentar o equipamento, passou a conhecer a relação da comunidade com ele. O que é o equipamento, para que serve, quem sou eu diante dele, e o que venho fazer aqui, quais as possibilidades de troca, o que eu aprendo e o que eu te dou foram alguns questionamentos do artista que, com base nisso, promoveu momentos de imersão com cada aluno conduzindo-os a encontros em que revelavam suas histórias. De acordo com Wanderson, a iniciativa vai virar um documentário.
 
“Pensei em dar uma identidade visual a esse espaço e conversando com a Prefeitura e Senac, chegamos a esse formato que aqui está, unindo as questões de caráter social, educacional, e da minha experiência em campo. Aqui estamos trabalhando o empoderamento feminino, relações de gênero e identidade social, tudo isso associado às cores”, disse Wanderson que também conta com a parceria de artistas visuais caririenses. Segundo o artista, antes, o equipamento apresentava muitas pichações e acúmulo de lixo. “As cores proporcionaram também uma relação de pertencimento”, informou.           
 
Moradora há 35 anos do Seminário e líder comunitária, Antônia Ferreira Lemos demonstra satisfação com as atividades geradas pelo projeto Cores da Fé. “É um trabalho fundamental para a comunidade. Está sendo gratificante participar das oficinas, aprendi muito, ajudou em minha coordenação motora, antes, eu não sabia pintar nada. Pretendo participar de outros momentos como esse”, declarou.
 
Sobre o artista
 
O trabalho de Wanderson Petrova passou a ser mundialmente conhecido em 2015, quando teve sua arte de cunho poético - motivada por um protesto - compartilhada via redes sociais concomitantemente à postagem de um vídeo de Madonna falando sobre o mesmo assunto. Com a viralização do material, a artista tomou conhecimento passando também a compartilhar a arte de Petrova. Posteriormente, em 2017, Wanderson recebeu um convite dela para grafitar na África.
 
Sobre o Projeto Cores do Crato
 
O projeto Cores do Crato trata-se de um conjunto de ações afim de fortalecer vínculos com a comunidade através da valorização, da experiência cultural e respeito à diversidade, que funcionam como ferramentas de suporte a qualificação profissional dos envolvidos, tornando-os protagonistas da sua história com o sentimento de pertencimento a sua comunidade.
 
Com a missão de educar, o Senac desenvolve ações educacionais, realizando atividades individuais e em grupos, com aulas expositivas, dinâmicas, leitura, estudos de casos e em seguida aulas práticas. Ao final, o aluno apresenta conhecimento e habilidade adquiridos no curso, e sendo aprovado, recebe certificação. As aulas são planejadas por um supervisor pedagógico e contam com acompanhamentos periódicos.