Semana começa com previsão de chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e no Cariri

Blog do  Amaury Alencar



 Maranguape, CE 065, perto das 7h:30 min
Maranguape, CE 065, perto das 7h:30 min (Foto: Sandro Valentim)
Entre as 7 horas do domingo, 16, e 7 horas desta segunda, 17, choveu em mais de 70 municípios em todo o Ceará. Os maiores índices informados até este momento foram em Granja, cidade a 342,2 quilômetros de Fortaleza, onde choveu 83 milímetros e Irauçuba, localizada a 157,3 km da capital, que registrou 71 mm.

Em Fortaleza, mesmo período registrou 32,4 mm. Conforme radar de precipitação da Funceme, as chuvas da Capital oscilam entre fraca e moderada.
Radar mostra chuva em tempo real. Na capital, precipitações aumentaram a partir das 7 horas
Radar mostra chuva em tempo real. Na capital, precipitações aumentaram a partir das 7 horas (Foto: Reprodução/Funceme)

Confira os 10 maiores chuvas por posto no dia:

> Alcântaras (Posto: Alcantaras) : 103.0 mm
> Granja (Posto: Granja) : 83.0 mm
> Barreira (Posto: Barreira) : 73.0 mm
> Irauçuba (Posto: Missi) : 71.0 mm
> Meruoca (Posto: Meruoca) : 65.0 mm
> Itaiçaba (Posto: Elevatorio ) : 57.4 mm
> Jaguaruana (Posto: Giqui) : 50.0 mm
> Groaíras (Posto: Groairas) : 48.0 mm
> Horizonte (Posto: Horizonte) : 47.0 mm
> Granja (Posto: Sambaiba) : 46.0 mm
Conforme a  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a semana começa com previsão de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nestas áreas, a tendência é que mais de 50% do território registrem precipitações, conforme análise das condições de tempo e simulação de modelos numéricos realizados.
Nesta segunda-feira, 17, além de acumulados mais significativos nas áreas citadas, as demais regiões estão sob condições de precipitações isoladas. A Funceme aponta que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue próximo ao norte do Nordeste, proporcionando cenário favorável para as regiões indicadas.
No fim de semana, as chuvas foram bem intensas, seguindo a previsão do tempo indicada na última sexta-feira, 14. Entre sábado e domingo, há registros de precipitações em, pelo menos, 85 municípios. Os maiores acumulados do período foram em dois postos de Quixeré, na região Jaguaribana: 135 e 91 mm em Lagoinha e na sede da cidade, respectivamente.

Confira previsão:

> Segunda - 17/02
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com evento de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada.

> Terça - 18/02
Nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

> Quarta - 19/02
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com evento de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, chuva isolada.


o Povo