Os dirigentes de partidos estão em campo para escolher nomes a serem
lançados na disputa pelas Prefeituras e Câmaras de Vereadores na maioria
dos 184 municípios do Ceará.
A mudança de comportamento dos eleitores e
as novas mídias fazem com que os partidos encontrem caminhos mais
modernos para pregar a renovação, embora, mesmo com as novas técnicas e
ações, o discurso do novo se
esconda por trás do conservadorismo e dos mesmos hábitos da chamada velha política.
Os partidos, porém, querem insistir e a oito meses das eleições
municipais, as siglas ampliam o investimento em cursos de formação
política online em busca de candidatos interessados em se lançar em
outubro.
A “virada digital” também tem como metas colaterais a
tentativa, por parte das legendas, de recuperar sua relevância no debate
nacional, de fugir da pecha da velha política e de servir como
ferramenta para os cursos, gratuitos, abordam desde temas mais
tradicionais, como quais são as atribuições de um vereador, legislação
eleitoral e maneiras de prestar contas, até construção de marca pessoal e
combate a fake news.
Há módulos que ensinam a gerir redes sociais, a usar mídia paga e a
monitorar, por meio de métricas, a audiência e o engajamento de
postagens nas redes sociais.