Prefeitura realiza campanha Janeiro Roxo de prevenção a Hanseníase em Santana do Cariri

Blog do  Amaury Alencar

Prefeitura realiza campanha “Janeiro Roxo” de prevenção a Hanseníase |Arte Balaius Comunicação.
A prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia o calendário de campanhas educativas de 2020. Durante os próximos dias, as equipes de saúde estarão desenvolvendo ações de prevenção a hanseníase, na campanha "Janeiro Roxo".

A programação contará com palestras e rodas de conversa com a população, e capacitação ministrada pelo Dr. Mamede para todos os agentes comunitários de saúde.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

A secretaria municipal de Saúde alerta que a hanseníase tem cura, e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato, visto que esta é uma doença que se instala na pele e nos nervos, podendo causar alterações motoras, úlceras e problemas de visão.

Confira o calendário com as datas das ações nas equipes de saúde:

Neste dia 20, a Unidade básica de Saúde da Araporanga abriu a programação alusiva ao janeiro Roxo.
Dia 23 Unidade Básica de Saúde - São Pedro, com Dr Mamede Cruz para agentes de Saúde sobre hanseníase
Dia 28 Unidade Básica de Saúde- Latao
Dia 30 Unidade Básica de Saúde -Guritiba
Dia 31 Centro de Saúde