Dia de preceito: Romeiros participam da missa em memória ao Padre Cicero Romão Batista em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar




O primeiro compromisso de um devoto do padre Cícero Romão no dia 20 de cada mês é participar da missa em sufrágio da alma do “padim”. Assim fizeram milhares de romeiros, todos juntos no largo da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, para cumprir o preceito. A cidade já se prepara para vivenciar a romaria dedicada a Nossa Senhora das Candeias, que acontece entre o final de janeiro e começo de fevereiro, na Basílica Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade.
A santa missa, que acontece, às seis horas da manhã celebrou ainda a memória do mártir São Sebastião foi presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, e concelebra por presbíteros da diocese e por padres que trabalham em Porto Velho, na Amazônia, e que visitam a Diocese nestes dias, em virtude do Nordestão de Liturgia. Acolhendo os irmãos presbíteros, Dom Gilberto relembrou a realização do Sínodo da Amazônia e da importância deste encontro para a vida da igreja.
Durante homilia, o bispo diocesano exortou a importância da escuta da palavra, e o dever, de como cristãos, colocar em prática aquilo que ensina Jesus. “As leituras que acabam de escutar devem nos ajudara viver melhorar a vida. Nós escutamos a Palavra de Deus para melhorar a nossa atuação, não escutamos apenas para guardar em nosso coração, mas para vivenciar. É muito bom estarmos juntos e nos abastecermos com essas palavras e ensinamos, e assim possamos praticar”.
Este ano é para a nação romeira, um ano particularmente especial. A Basílica-Santuário Nossa Senhora das Dores está celebrando o Jubileu de 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista. Para viver com maior intensidade este tempo jubilar, uma programação especial conta com eventos municipais, regiões e nacionais.

Texto: Mychelle Santos/ Assessoria de Comunicação
Fotos: Rozelia Costa / Basílica Nossa Sra. das Dores