Município do Crato promove lançamento oficial do Dezembro Vermelho

Blog do  Amaury Alencar


 
A Secretaria de Saúde do Crato, em parceria com o SESC e a Associação Caririense de Luta contra a Aids, promoveu na manhã de ontem, segunda-feira (2), na Praça Siqueira Campos, uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids (1º de dezembro).

No intuito de disponibilizar informações acerca de prevenção as DSTs/ HIV e AIDS, foram entregues material educativo, testes rápidos, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, "ações como essa são importantes na prevenção das doenças e na promoção da qualidade de vida. Além dos demais serviços oferecidos, foram realizados 95 testes de HIV. Durante todo o mês de dezembro, a Secretaria de Saúde estará promovendo ações de prevenção e combate em diversos pontos da cidade".

Para a assessora jurídica e educadora social da Associação Caririense de Luta contra a Aids, Ana Pereira, o diagnóstico precoce é de suma importância para que a pessoa que tem o resultado positivo acesse rapidamente um tratamento adequado e possa viver melhor. "Enfatizamos o trabalho informativo/educativo em alguns grupos, mas alertamos que a Aids não tem cara e que todos devem se cuidar. Os casos no nosso Estado ainda crescem, portanto, precisamos sim de atenção e cuidado. Ações como essas são muito importantes", destacou.

Sobre a campanha

O dia 1º de dezembro marca o início da campanha Dezembro Vermelho, que alerta para a prevenção da Aids e das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A data celebra o Dia Mundial de Combate à Aids, que foi instituído em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.