Devotos festejam o novenário a padroeira Imaculada Conceição, em Ipaumirim

Blog do  Amaury Alencar

Jubilosos, a Comunidade paroquial de Ipaumirim (CE) celebra os festejos alusivos a sua padroeira, a Imaculada Conceição. A paróquia que já se prepara para vivenciar o Jubileu de Diamante, em comemoração pelos 60 anos de sua criação, celebrou nesta segunda-feira (02), a 4º noite do novenário. A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo vigário paroquial, o padre Benedito Evaldo.

Chegando há exatos 10 meses a paróquia, padre Evaldo participa pela primeira vez da festa da padroeira. Em um sentimento de alegria e recomeço o padre falou sobre a temática desses dias de festa. O tema: “Com a Mãe Imaculada, sejamos cada da Palavra, do Pão, de Caridade e Ação Missionária, rumo ao jubileu de diamante da Paróquia” está em sintonia com os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizada da Igreja no Brasil: Pão, Palavra, Caridade e Ação Evangelizadora.

Segundo o pároco, a busca em viver esses pilares é a busca de viver como Maria. “Assim nós queremos trabalhar com a comunidade, dentro do novenário festivo da imaculada conceição. Ela que foi essa mulher da escuta, da palavra, ela que fez entrega do seu corpo e da sua vida ao projeto de Deus, sendo morada do verbo encarnado, Jesus Cristo”, comentou.
Em sua homilia, o bispo diocesano ressaltou a importância da vida de Maria para chegar até Jesus, sobretudo neste período de Advento, onde a igreja vigilante espera a vinda do Cristo. “Deus se faz presente em nossa vida, sobre tudo através de sua mãe, é ela que traz Jesus. Ela percebeu os sinais de Deus em sua época, também esteve atenta e vigilante por isso se ofereceu: “Eis aqui a serva do Senhor!”. Maria nos traz um grande sinal que é o filho de Deus. Nós não podemos desassociar a Imaculada do seu filho Jesus. A nossa caminhada não para em Maria, ela é caminho e nos aponta para o seu filho Jesus”, disse.

 “Deixem vir a mim as crianças (Matheus 19, 14) – Ao final da celebração, Dom Gilberto convidou todas as crianças presentes para junto delas rezarem a Nossa Senhora, a Mãe Imaculada. Um gesto de Pastor de cuida de todo o seu rebanho. Em seguida cada criança recebeu uma benção especial do bispo diocesano.   

Fotos e texto: Mychelle Santos