Documentário quixeramobinense é exibido em Sobral, no XII Encontro Mestres do Mundo

Blog do  Amaury Alencar


O documentário Laroyê Exú, uma produção do grupo Algueiro em parceria com a Ong. Iphanaq, ganhou exibição nesta quinta-feira, 05, durante a programação do XIII Encontro dos Mestres do Mundo, realizado pela Secretaria de Cultura do Ceará - Secult/CE. O evento é realizado na cidade de Sobral, na região Norte do Estado.
O documentário de 10 minutos e 35 segundos de duração mostra os bastidores da Festa de Maria Padilha no terreiro de Umbanda do Pai de Santo Zezinho. A direção do documentário é de Sara Oliveira e Ruben José.
O filme também ganhará exibição nos dias 11 e 12 de dezembro nas cidades de Senador Pompeu e Pedra Branca, respectivamente. O documentário também ganhará exibição na TV, especialmente no canal da SerTão TV, emissora pertencente ao Sistema Maior de Comunicação, que terá operação em breve disponível pela assinatura da Brisanet HDTV.

Sinopse do filme
Quixeramobim, Vila Betânia, nas encruzas da cidade a Tenda da Cabocla Mariana se coloca como lugar de Axé e resistência, em torno de uma cultura e ancestralidade preta. O Pai de Santo Zezinho cria e recria as narrativas em torno de Exú, narrando a alegria, o sagrado e criando um espaço de beleza e caridade. Laroiê se concentra no dia primeiro de novembro, na festa de Maria Padilha, onde as encruzas levam a Exú que também é mulher, é força da natureza.


Quixeramobim agora