Sesc realiza programações para o Novembro Azul no Cariri

Blog do  Amaury Alencar

Dos meses “coloridos” com campanhas de conscientização sobre saúde, um dos mais populares é o Novembro Azul. Inspirado num movimento que começou na Austrália, no Brasil, a campanha teve início em 2011 e busca levar informação sobre a saúde do homem, especialmente o câncer de próstata. 


 A imagem pode conter: sapatos

Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. No entanto, a taxa de sobrevida da doença é alta, aproximando-se dos 100%, e aumenta quando o diagnóstico é feito ainda no início. Por isso é tão importante conhecer sobre o assunto.


Compreendendo a relevância da campanha, o Sesc preparou várias atividades em diferentes locais do Ceará para fortalecer o debate sobre o tema ao longo do mês. Em Fortaleza, o Sesc Centro (Rua 24 de Maio, 692) terá a Casa Azul, espaço onde serão disponibilizadas informações sobre a saúde do homem, além de eventos como mesa redonda (dia 14), atividades lúdicas e educativas e sorteio de brindes (dia 28). O Sesc Fortaleza também terá orientações e atividades sobre o tema, nos dias 27 e 28. No interior, a cidade de Juazeiro do Norte terá abordagem orientada no mercado Pirajá (dia 14), exposição temática no Educar Sesc e aulão de ginástica (ambos dia 18). Também serão realizadas palestras sobre o tema em Crateús (dia 8) e em Penaforte (dia 22).

Embora ainda haja bastante desinformação e até preconceito com relação ao exame clínico usado no diagnóstico do câncer de próstata, campanhas como o Novembro Azul vêm ajudando bastante. De acordo com Marília Bessa, enfermeira do programa de Saúde do Sesc Ceará, “Com a maior divulgação já podemos perceber a procura nos postos de saúde pelos exames, principalmente os homens que possuem histórico familiar e estão na faixa etária de maior incidência a partir dos 50 anos”.
Confira abaixo a programação do Sesc para o Novembro Azul no Cariri*.
Juazeiro do Norte
Abordagem orientada
Exposição temática - mesa temática, orientações acerca do tema, entrega de material educativo, preservativos
Aulão de ginástica
Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 28/11, 16h
Tenda da Saúde - higienização facial, Quick massagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e orientações sobre a campanha novembro azul.
Crato
Sesc Crato – 14/11 das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 17h30
Exposição mediada
CRAS Seminário – 19/11, 14h
Roda de Conversa e Exposição Mediada
Sesc Crato – 20/11 – 8h30
Evento Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crato
Mercado Municipal do Crato – 25/11, 18h
Cordel na Feira Alusivo ao Novembro Azul
* Programação sujeita a alteração.