ADS

Ads 970x90

III Marcha Regional das Mulheres Negras do Cariri terá como bandeira central Marielle Franco



Marielle Franco. (FOTO/Márcia Foletto/Agência O Globo).



 Mulheres negras movem o Brasil contra o racismo, o machismo, a violência e pelo bem-viver: nossos passos vem de longe”. É com essa ideia que um conjunto de mulheres do município de Crato e adjacências ligadas a diversos movimentos sociais irão promover a 3ª edição da Marcha das Mulheres Negras do Cariri Cearense.

A primeira Marcha realizada em 2015 reuniu mais e duas mil pessoas que se concentraram em frente à prefeitura do Crato e percorreram algumas ruas até chegarem à Praça da Reffsa. Naquela oportunidade, o movimento foi idealizado pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Cáritas Diocesana e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense. O principal objetivo era refletir acerca do combate a violência, o racismo e a desvalorização feminina no mercado de trabalho.

Em 2017, quando da 2ª edição, os temas norteadores foram os frequentes atentados aos terreiros de religiões de matriz africana e afro-brasileira verificados principalmente em Juazeiro do Norte e os velhos problemas crônicos como a desigualdades racial nas instituições de ensino superior e a exclusão de gênero e raça no seio político e social.

Para este ano a bandeira central será Marielle Franco, assassinada de forma covarde no dia 14 de março de 2018 com 13 tiros no Rio de Janeiro juntamente com Anderson Pedro Gomes, o motorista. A execução premeditada da vereadora e ativista dos direitos humanos tinha como objetivo calar uma voz negra, lésbica e política. No entanto, gerou efeito inverso, uma vez que vem surgindo e de forma constante diversas outras vozes, levando adiante sua luta e suas bandeiras.

Segundo a professora Zuleide Queiroz, professora universitária ligada ao Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA) e ativista pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), a bandeira central da Marcha é por Marielle, “uma vez que seu corpo tombado trás todas as dores e mortes dos pobres do Brasil: negros e negras, lgbts, mulheres”.

A professora universitária Cícera Nunes, também do Departamento de Educação da URCA, fez um chamado ao evento que ocorrerá no dia 20 do mês em curso com concentração em frente à prefeitura do Crato.   

   Blog Negro Nicolau
III Marcha Regional das Mulheres Negras do Cariri terá como bandeira central Marielle Franco III Marcha Regional das Mulheres Negras do Cariri terá como bandeira central Marielle Franco Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 20:34 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list