Deputados se reúnem na Assembleia para discutir potenciais das regiões cearenses com foco nos pequenos negócios



A Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Ceará recebeu nesta quinta-feira (10/10), na Assembleia Legislativa do Estado (AL), o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alci Porto. Na pauta, a contribuição dos pequenos negócios na economia cearense.
Recebemos o Sebrae que tem conhecimento acumulado e dados oficias sobre os pequenos negócios, os quais equivalem a 99% de todas as empresas do Estado, gerando a metade de empregos formais de todos os irmãos cearenses. A partir desses dados, vamos propor uma estratégia de desenvolvimento do Ceará, identificando as vocações e os potenciais de cada região, pontuou o deputado Samito, presidente do colegiado.
Para Alci Porto, a comissão discute um fator fundamental para o Ceará que é a desconcentração da economia.
Fazer com que as regiões do Estado tenham, todas, um desenvolvimento equitativo, justo. Que as populações mais distantes tenham as mesmas oportunidades da capital, e é fundamental que o Sebrae, que trabalha a pequena e a microempresa, traga as informações do desenvolvimento regional para esse colegiado, destacou o diretor.
Segundo Alci, é importante que o colegiado conheça onde estão as pequenas empresas, quais os setores que estão produzindo, quais as prefeituras que estão demandando projetos importantes, e com isso, destinar oportunidade ao jovem que está na faculdade no interior do Estado.
Se nós não o provermos de iniciativa empreendedora, esse jovem vai migrar para outros locais, destacou.
Para o colegiado e para o Sebrae, a meta agora é definir projetos conjuntos, aproximando os governos estadual e municipal às iniciativas que o Sebrae mantém com as prefeituras, propiciando um ambiente legal mais favorável, trazendo condições para um desenvolvimento mais equilibrado, com oportunidade para o empreendedor do interior do Estado.
Além do deputado Salmito, participaram da reunião os deputados Nezinho Farias (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Fernando Santana (PT), Audic Mota (PSB), e Nelinho (PSDB); a prefeita no município de Potengi, Alizandra Gomes, e o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e  também presidente do Conselho Temático das Micro e Pequenas Empresas da FIEC (Compem), Lauro Martins.