Complexo Hospitalar da UFC recebe R$ 2,8 milhões para compra de equipamentos

Blog do  Amaury Alencar



Fachada do Hospital Universitário Walter Cantídio, pertencente ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará
Fachada do Hospital Universitário Walter Cantídio, pertencente ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (Foto: O POVO)
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberá quase R$ 2,8 milhões para investimento em estrutura física e tecnológica até dezembro de 2019. A liberação da verba se dará por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).

O anúncio do investimento foi feito pelo presidente da Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira. O recurso investido no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) será utilizado na aquisição de 146 equipamentos médico-hospitalares e de tecnologia da informação, além de softwares. De acordo com o gerente administrativo do Complexo Hospitalar, Pedro Teophilo Ramos Neto, o processo licitatório já foi iniciado com compra prevista até o próximo mês de novembro.

Há a expectativa de que o investimento possibilite o aprimoramento das atividades hospitalares, o atendimento às necessidades do ensino de graduação e/ou pós-graduação nas áreas de saúde, a melhoria dos processos de gestão e o seguimento dos processos de recuperação e modernização do parque tecnológico dos Hospitais Universitários.
A consolidação do planejamento foi feita através da implementação de um plano de investimentos que estabeleceu uma priorização de acordo com critérios técnicos, viabilizando as ações propostas. A iniciativa contou também com um contrato de objetivos, assinado pelo presidente da Ebserh e pelos superintendentes dos hospitais, que estabelece a responsabilidade dos envolvidos.
Para Oswaldo Ferreira, o contrato é uma metodologia de trabalho que se reflete em uma expectativa real de crédito. “O que está registrado será cumprido, tanto da parte da sede quanto da parte dos hospitais. A próxima etapa é assinarmos um contrato com previsão de ações para 2020 e isso será feito no mês de novembro. Isso significa atuar com antecipação, o que nos permitirá cumprir as diversas tarefas planejadas antecipadamente, priorizando o que deve ser realizado. O gestor tem de ter essa antecipação”, explicou Ferreira.
Na avaliação do professor Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, o contrato oferece ainda mais assertividade e organização aos processos de gestão. “Sabemos com o que, como e quanto temos para investir de forma planejada e padronizada em todo o Brasil, com supervisão direta da Ebserh. Assim, otimizamos tempo e recursos humanos e financeiros. Todos ganhamos”, disse.

Confira a lista dos itens que serão adquiridos e suas respectivas quantidades:

Agitador orbital tipo Kline,3
Balança antropométrica digital 300kg, 2
Mesa cirúrgica elétrica, 1
Monitor multiparamétrico para centro cirúrgico, 4
Berço para recém-nascido com fototerapia reversa, 11
Incubadora neonatal estacionária, 30
Incubadora neonatal transporte, 2
Cama hospitalar tipo Fawler elétrica, 10
Microcomputadores, 79
Servidores, 4
Softwares, a definir   



O POVO