Prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) discute avanços Educacionais durante seminário

Blog do  Amaury Alencar

Altaneira. Um seminário realizado pelo governo municipal, discutiu a educação da Terra de Santa Teresa, nessa quinta-feira,5. O evento reuniu professores, comunidade estudantil e a sociedade em geral, para avaliar e propor ações voltadas a área educacional.
 A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Dariomar Rodrigues

A pauta: Escola em Tempo Integral – ETI, que na visão do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), é um projeto ousado e possível para a cidade. O gestor afirma que os investimentos na área da educação têm rendido bons frutos: “Tanto no IDEB, quanto no SPAEC, nós somos muito bem avaliados” afirma sobre as avaliações externas.

Dariomar aponta que 60% das escolas de Altaneira funcionam na modalidade Tempo Integral. Esse modelo adotado pelo governo municipal implica em outras áreas, como a geração do emprego e renda e, estimula a cadeia produtiva que atinge diretamente os produtores familiares.

 Os agricultores, em sua maioria vendem sua produção para a merenda escolar, através do PAA e PNAE. O prefeito afirma que com planejamento, o governo municipal ampliou os investimentos em Educação.O percentual já chega a 32%, e representa um milhão e meio por ano.
BALANÇO DO GOVERNO
A reportagem, o prefeito fez um balanço sobre os investimentos na Saúde que no município é de 25 %, acima do que a lei determina. São mais de 5,5 milhões investidos na área. O município conta com 13 especialidades médicas, investe em Medicamentos, além de realizar pequenas cirurgias e partos na unidade mista de saúde. (hospital).
O prefeito agradeceu aos senadores: Tasso e Pimentel e, ao Deputado Guimarães que aportaram recursos para aquisição de um veículo para transportar os pacientes de altaneira aos municípios que possuem centros de especialidades/policlínicas:  Crato, Juazeiro, Barbalha e Campos Sales.
Sobre a Infraestrutura, Dariomar disse que não gosta de promessas mas pretende retomar as obras paradas, o ginásio esportivo, o museu e as quadras, estão na lista de prioridades. Além da recuperação das estradas.
Na Cultura e Esporte, o governo quer criar uma Seleção de Futebol de Campo, futsal, entre outros; e o Coral do Município, com o objetivo de dá oportunidade de formar crianças, adolescentes e jovens mais compromissados com o desenvolvimento da cidade.

GOVERNABILIDADE
Dariomar disse que é um gestor democrático e que gosta de cumprir leis. O gestor afirma que tem feito seu papel, assim como o Poder Legislativo, o dele -- numa relação de independência. “Meus projetos são sempre voltados para o povo, estou sempre com o povo”, garantiu.
Por fim o gestor fala em continuação do projeto de desenvolvimento para Altaneira e confirmou que será candidato a reeleição em 2020.
“Eu tenho a intenção de continuar o projeto. O nosso projeto de Escola Integral está com um ano e nós temos que consolidar. Tanto a urbanização da lagoa, as estradas que temos que reformar e o povo tem a responsabilidade de escolher o próximo governante, sou tranquilo quanto a decisão do povo.Tô com o povo”, ressalta.
O gestor que disse que tem tido uma boa relação com os partidos MDB, PTB e PSDB, e tem estabelecido conversas com interlocutores dessas agremiações para uma provável mudança de sigla.