O deputado estadual Acrísio Sena (PT), criador e presidente da Frente Parlamentar Estadual Mista de Luta contra a AIDS e a Tuberculose na Assembleia Legislativa do Ceará, recebeu, nesta manhã de terça-feira, um grupo do Comitê Estadual de Luta Contra a Tuberculose no Estado.

Segundo o grupo, o Ceará registra hoje 2.424 casos de tuberculose, com 222 óbitos em 2018 e 54, até agora, em 2019. Ou seja, é a coinfecção mais comum entre pessoas com HIV/AIDS.
A comissão, além de repassar dados epidemiológicos para o parlamentar, expôs a situação da assistência às pessoas vitimadas por essa patologia, no que Acrísio se comprometeu a buscar recursos para o Comitê, através de emendas parlamentares.
Também adiantou que deverá apresentar um projeto criando uma data estadual de combate à doença. “Queremos criar o Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, em agosto, para, em parceria com a Secretaria da Saúde, realizando campanhas educativas nas escolas, alertar a sociedade sobre o tema”, completou o petista.

Eliomar de Lima