Das cem escolas de ensino médio com bons resultados de aprendizagem e que atendem alunos com baixo nível socioeconômico, 55 são do Ceará. As informações são de um estudo sobre a qualidade do ensino médio, realizado pelas instituições Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA. Outros três estados sediam as demais escolas: Espírito Santo (14); Goiás (7) e Pernambuco (7).
Para esse resultado, o estudo considerou as notas do Enem, da Prova Brasil, a taxa de aprovação de cada escola pesquisada, além da faixa de nível socioeconômico, de acordo com classificação do Inep.
Durante a pesquisa, foram visitadas duas escolas cearenses: Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales e Dom Walfrido Teixeira Vieira, ambas em Sobral, com a oferta do ensino médio integrado à educação profissional, funcionando das 7 às 17 horas.
João Vítor Feijão da Silva está na 3ª série e cursa Fabricação Mecânica, na Escola Lysia Pimentel. O aluno destaca a escola como transformadora não somente pela sua base educacional e profissional, mas pelas mudanças incentivadas em sua vida, por meio do cuidado que a escola tem com os alunos.
“Aqui na escola nós percebemos uma outra realidade, com pessoas passando em vestibulares, passando no Enem e vindo de famílias de baixa renda como a minha. São objetivos alcançados e hoje eu acredito: a escola pública pode”, ressalta.
Jornada ampliada
O Tempo Integral é uma característica evidente na maioria das escolas que tiveram boa avaliação na pesquisa. Conforme se constatou, o período extra na escola reverte-se em mais possibilidades de vínculo e contato entre professores, alunos e coordenação, que oportunizam o envolvimento dos jovens com os assuntos abordados e, consequentemente, aumentam o potencial de aprendizagem.
A rede estadual de ensino é formada por 252 unidades em tempo integral, sendo 130 Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTI) e 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Ao todo, 50 municípios são beneficiados com EEMTIs e 98 com EEEPs, alcançando 89 mil alunos.
As disciplinas eletivas, escolhidas pelos alunos de acordo com suas inclinações pessoais nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, também possibilitam a vivência de processos de decisão e de autonomia.
Acompanhamento
A dinâmica de ação do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) foi um dos itens que chamaram a atenção dos pesquisadores, ao visitarem escolas cearenses. A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma acompanhando o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades e fazendo as intervenções necessárias à conclusão de seu projeto de vida.A secretária Eliana Estrela observa que o sucesso acadêmico é fruto de um trabalho contínuo, desenvolvido por equipes de educadores nas escolas, nas Regionais e na Secretaria da Educação (Seduc), que tem o objetivo de despertar nos estudantes o desejo de conhecer, de participar ativamente das aulas e de colaborar para o bom clima escolar.
“Uma das bandeiras que sustentamos e consideramos de fundamental importância para o sucesso dos nossos jovens é o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Os alunos precisam se sentir incentivados a construir sua própria história, a traçar projetos e realizá-los, contando sempre com o apoio presente dos professores e da gestão escolar.
Para além dos bons resultados nas avaliações de aprendizagem, nosso foco é auxiliá-los a construir a própria identidade, para que exerçam a cidadania de forma mais plena e contribuam para a formação de uma sociedade mais justa. Ressalto ainda a prioridade que o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela vêm dando à educação”, considera.