Caminhada encerra programação do Setembro Amarelo, em Santana do Cariri

Blog do  Amaury Alencar


A prefeitura de Santana Cariri, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira,30, caminhada de encerramento das ações do setembro amarelo, mês de prevenção ao Suicídio. A concentração se deu em frente à praça do colégio Adrião do Vale Nuvens, seguindo pelas principais ruas da cidade, encerrando no Calçadão Municipal.

A caminhada contou com a presença da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo; dos alunos da Escola Municipal Hermano Chaves Frank, que abrilhantaram o percurso com a sua fanfarra e balizas; estudantes das escolas municipais Generosa Amélia da Cruz e Rachel de Queiroz e da rede particular de ensino do Instituto Psicopedagógico. Os idosos usuários do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS e os dos profissionais fizeram parte do momento.

A psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social, Danúsia Lacerda falou sobre o setembro amarelo e a importância da prevenção, "este assunto é muito complexo e multifatorial, e que gera diversos traumas para as famílias envolvidas; no entanto, mais que nunca, é preciso falar sobre ele. Antes achava-se que quanto menos falasse, melhor, porque (a ideia) não iria se propagar; mas hoje percebemos que é o contrário, é necessária a discussão para que possamos ajudar o maior número possível de pessoas. O município disponibiliza de quatro profissionais da psicologia, duas na Assistência Social, uma na Saúde e uma na Educação, portanto, se você estiver se sentindo deprimido ou passando por algum tipo de crise, não hesite em procurar uma de nós, é para isso que existimos, para ajudar", explicou.

Durante todo o mês de setembro, a prefeitura por meio das suas secretarias, realizou diversas atividades e ações de conscientização e prevenção ao suicídio. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que, nos últimos três anos, o município apresentou vinte e cinco casos de suicídio, um dado alarmante e por esta razão, a gestão municipal tem mobilizado profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social para prestarem assistência àqueles que necessitam de ajuda.