Caminhada em Assaré marca Campanha Setembro Amarelo

Blog do  Amaury Alencar


    Foto:Jesus Leite
Desde 2015 o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha intitulada como “Setembro Amarelo” tem o intuito de mostrar como é importante falar sobre esse assunto e que, inclusive, pode salvar vidas.
Em Assaré, a gestão Municipal como um todo, através do NAPEM (núcleo de apoio psicopedagógico especializado multidisciplinar), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação, assumiu a campanha que teve o seu ponto culminante neste dia 13, marcado por uma grande caminhada que envolveu os alunos das escolas públicas, as secretarias de Saúde, Assistência e os projetos permanentes como o NAPEM, CAPS, NASF, Vidas Preservadas, CREAS, Centro Social e NUCA. Pela atividade particular participou a escola Batista de Assaré e o Estado se fez presente pelas Escolas de Educação Profissional Nedina Onofre e Raimundo Moacir de Alencar Mota.
A caminhada teve início às 7:30h da manhã, saindo da escola Batistina Braga e percorrendo as ruas centrais da cidade até chegar a praça Mario Gomes de Matos, onde ocorreram as apresentações e foram ouvidas as falas do padre Paulo Costa, da vice-prefeita Maria É, da Secretária Eldevanha de Souza e do prefeito Evanderto Almeida. A Secretaria de Saúde foi representada na caminhada por sua secretária Roberta Norões.
A prevenção ao suicídio e os problemas das doenças mentais vem sendo tratados no município há mais de 10 anos, quando foi implantado o CAPS na cidade. Hoje, este órgão é referência no estado, pelo bom funcionamento.
A campanha, como se vê não findará no mês de setembro. E como diz a equipe do NAPEM, o Assaré permanecerá amarelo em todos os meses do ano.





















Fotos:Jesus Leite