Vaquejada no Ceará: vaqueiros iniciantes, mulheres e crianças de todo o estado competem em 13° edição de prova no município de Maranguape

Blog do  Amaury Alencar

As tradicionais competições entre cavalo, vaqueiro e boi continuam com intensidade no Ceará. A próxima delas acontece na cidade de Maranguape (CE), localizada a cerca de 40 km da capital, a partir de hoje até domingo (15 a 19/8), no Parque Fazenda Veneza, oferecendo mais de 70 milem prêmios nas categorias aspirante, feminina, aberta, tratador, mirim e derby. A programação também conta com os shows de Taty Girl, Zé Cantor e Eric Land,além de exposição de animaisefeira de agricultura familiarcom foco no desenvolvimento da economia local.

Ao longo de 13 edições, a Vaquejada de Maranguape ganhou o gosto de quem pratica o esporte, mas não se profissionalizou no segmento. São dentistas, médicos, empresários, comerciantes e estudantes de diversas idades que gostam do esporte e praticam na categoria aspirante e ainda concorrem a prêmios em dinheiro. Conhecida como“casa do amador”, a Vaquejada de Maranguape conta com estrutura e regulamento especialmente voltados para estes competidores. 

O espaço continua inovando e democratizando o acesso ao esporte, sendo o primeiro parque de vaquejada do Ceará a incluir a categoria tratador na competição. Ou seja, é a vez de quem não é vaqueiro, mas que integra a equipe de vaquejada no cuidado da alimentação e do bem-estar dos cavalos, isto é, o tratador, protagonizar a disputa como atleta e concorrer a prêmios. As mulheres vaqueiras também tem espaço cativo na tradicional Vaquejada de Maranguape, concorrendo na categoria feminina. Já na categoria mirim, participam crianças e adolescentes, muitas vezes ao lado de seus pais, abrilhantando a programação, marcando um momento de encontro de gerações bastante aguardado pelo público.
Como forma de agregar cada vez mais perfis de competidores, a prova deste ano traz uma nova categoria, a Derby. A competição envolve vaqueiros montados em jovens cavalos, ou seja, os potros, e tem como objetivo introduzir o animal mais precocemente na competição, analisar sua desenvoltura e melhor prepará-lo para categorias superiores   

Entretenimento aliado ao esporte
Além de conferir a competição e torcer por suas equipes preferidas, o público da Vaquejada de Maranguape tem acesso ao entretenimento aliado ao esporte. Feira da agricultura familiarexposiçãocomercialização de animaisapresentação de bandas de forró locaisatividades para crianças, e área de restaurantes estão entre os atrativos gratuitos. Já durante a noite do dia 17 (sábado), sobem ao palco os artistas Zé CantorTaty GirlEric Land. Com estrutura diferenciada nesta edição, os shows prometem superar o público dos anos anteriores, trazendo pessoas de municípios vizinhos da capital, além de Maranguape. 
A Vaquejada de Maranguape está distante 40 km de Fortaleza, com acesso pela CE 455 – continuação da CE 065 - após o distrito de Ladeira Grande. 

Programação 
Dia 15/8 (quinta-feira)
Vaquejada:
Categorias Derby, aspirante, mirim, master e tratador/ Início às 16h

Shows:
Bandas da região / Horário: a partir das 15h

Dia 16 (sexta)
Vaquejada:
Categoria Derby e categoria aberta/ Horário: 7h 
Classificação categoria aspirante, mirim, master e tratador/ Horário: 16h
Disputa Categoria Derby/ Horário: 20h

Shows:
Bandas da região / Horário: a partir das 15h


Dia 17 (Sábado)
Vaquejada:
Classificação Categoria Aberta/ Horário: 7h
Classificação categoria aspirante, mirim, master e tratador/ Horário: 10h
Categoria Derby/ Horário: 20h
Tropa de elite feminina/Horário: 17h
Tropa de elite categoria aspirante/Horário:19h

Shows:
Zé Cantor, Taty Girl e Eric Land/ Horário: 22h (acesso com ingresso)

Dia 18 (Domingo)
Vaquejada
Todas as categorias/ Horário: 7h
Disputas (Categoria Aspirante, aberta e tratador)/ Horário: 9h

Shows:
Bandas da região / Horário: a partir das 15h

Ingressos antecipados da festa
BlinClass Maranguape
Buteco do Raul
Buteco Pé de Serra
Diraí Salgados
Barbearia Bravo


Inscrições para competidores da vaquejada
(85) 98874.6192

Serviço:
Vaquejada de Maranguape - Maranguape (CE)
Dias: 15 a 18/8 (de quinta a domingo)
Local: Fazenda Veneza, Papara, Maranguape
Informações: (85) 98874.6192 (prova) e (85) 8670.4433 (festa)