Prefeitura de Quixadá inicia discussão para atualização do Plano Diretor Participativo

Blog do  Amaury Alencar




A Prefeitura de Quixadá, reuniu na manhã desta sexta-feira, 02, no Auditório da Câmara Municipal, representantes de diversos setores da sociedade para discutir a elaboração do Plano Diretor Participativo. O evento contou com explanação técnica de especialistas renomados, e a ainda, a efetiva participação de estudantes universitários, empresários, entidades e organizações ligadas ao meio ambiente, construção civil, setores religiosos, entre outros.



O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial de uma cidade. Neste sentido, o empresário e corretor, Hermano Gomes, ressalta que a inciativa garantirá um grande salto no desenvolvimento de Quixadá nos próximos anos. Ele lembra que devido o plano estar desatualizado a cidade já deixou de receber grandes empreendimentos.
Já para a estudante do curso de arquitetura e urbanismo da UNICATÓLICA, Dalila Mota, o debate deve pautar também, as questões relacionadas a preservação patrimonial. Ela sugeriu a presença do IPHAN nos próximos encontros.

A professora de pós-graduação de arquitetura e projetos sustentáveis da Universidade de Fortaleza (Unifor), Liana Feingold, que também é coidealizadora do projeto Estar Urbano, avaliou que o debate possibilitará ampliar possibilidades, trazer inspirações e startar inspirações de projetos que já foram idealizados em outras cidades e que possam se adequar com Quixadá, respeitando as particularidades locais.

Além de Liana Feingold, o evento contou com explanação técnica da arquiteta e coidealizadora do projeto Estar Urbano, Laura Rios, e do representante da Instituto Urbanizando, Gilberto Garcia.
O Plano Diretor é instrumento básico do processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando as ações dos agentes públicos e privados.

 O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, promoveu um resgate histórico do desenvolvimento urbano, e destacou da participação popular. “O plano é o que define as nossas trajetórias e estratégias para o desenvolvimento sustentável, econômico e socialmente inclusivo. O bem estar e o desenvolvimento tem que andar juntos disciplinada e organizada através do plano diretor”, disse.

Compuseram a mesa do cerimonial, o presidente da Câmara, vereador Denis Dutra e o secretário de administração, Rodrigo Amaral.

INFORMAÇÕES : Assessoria de Comunicação


Sertão Alerta