Combate à violência contra a mulher é tema de encontro no Cariri


A quarta edição do Encontro sobre Diversidade do campus de Crato do IFCE terá como tema o combate à violência contra a mulher. Durante o mês de agosto, o Departamento de Assuntos Estudantis promoverá palestra, mesa-redonda, exposição e concurso cultural para debater a temática e conscientizar estudantes, pais e servidores.

A primeira atividade do evento é a palestra "A violência contra a mulher nos três maiores municípios do Cariri", durante a reunião para pais e responsáveis de estudantes do ensino técnico integrado ao médio, no sábado, 3 de agosto, a partir de 8h. Já na quarta, 7, ocorrerá uma mesa-redonda com falas sobre violência doméstica e o poder de combate através da informação correta, violência contra mulheres trans e sobre a Lei Maria da Penha.

A quarta-feira também marcará o lançamento do concurso cultural sobre o tema. Os estudantes interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: paródia/música, poesia, esquete (peça teatral), produção de vídeo, artes visuais, dança e artigo de opinião. Todos os trabalhos devem ser produzidos a partir do tema "Combate à violência contra a mulher". As inscrições estarão abertas de 7 a 16 de agosto, de 8h às 21h, na Coordenadoria de Assuntos Estudantis. As apresentações ocorrerão no dia 22 de agosto.

"Com a realização desse concurso nós esperamos envolver nossos alunos numa teia de reflexões acerca das questões de gênero que envolvem as relações sociais tanto dentro quanto fora do espaço da escola", explica uma das organizadoras do evento, a assistente de alunos Lorena Kelly.

Confira a programação completa do IV Encontro sobre Diversidade
03/08/2019 - sábado
Local: auditório do campus
Horário: 8:45
Abertura do evento na reunião de pais
Palestra dirigida aos pais/mães: A violência contra a mulher nos três maiores municípios da região do Cariri (Juazeiro, Crato e Barbalha). Palestrante: Grayce Alencar Albuquerque
07/08/2019 – quarta-feira
Mesa-Redonda e Lançamento do Concurso Cultural
Local: auditório do campus
Horário: 09:45
10:10 às 10:25 – A violência contra a mulher nos três maiores municípios do Cariri (Juazeiro, Crato e Barbalha), com Grayce Alencar Albuquerque.
10:25 às 10:40 – Violência doméstica contra a mulher e o poder de combate através da informação correta, com representante do Conselho da Mulher do Crato.
10:40 às 10:55– Travestilidade: uma vida de negações, conflitos, resistências, lutas e superações, com Cristiane Lima.
10:55 às 11:10 – Violência contra mulheres trans: um olhar mais próximo, com Brendha Alves Feitosa.
11:10 às 11:25 – Violência doméstica e Lei Maria da Penha, com Delegada Kamila Moura Brito.

22/08/2019 – quinta-feira
Realização do Concurso Cultural e Premiação dos/estudantes vencedores/as
Local: Auditório do campus
Horário: 09:45
Exposição sobre Violência contra a Mulher Local: Sala 04