Professor da URCA, Patrício Melo, realiza avaliação de Geopark no Japão, com credenciamento da Unesco/GGN

Blog do  Amaury Alencar
A Universidade Regional do Cariri (URCA) avança nas ações relacionadas aos geoparques globais e dá a sua contribuição em relação ao crescimento desses projetos no mundo. OProfessor Patrício Melo, Diretor Cultural do Geopark Araripe, participou de recente missão no Japão, como avaliador credenciado da Unesco e Rede Global de Geoparks (GGN) do Geopark Toya-Usu. Esse é o segundo Geopark no continente asiático avaliado pelo ex-reitor da URCA. O primeiro foi na China, o Yan Dang Shan, em 2017.

Com custos da missão bancados pelo geopark japonês, o Professor da URCA é atualmente um dos quatro avaliadores na América Latina credenciados para desenvolver esse trabalho, que seguiu uma agenda determinada para a realização das avaliações. As visitas foram feitas a partir do dia 22 de julho até o último dia 28, percorrendo diversos equipamentos históricos, culturais e naturais da área.
Os avaliadores foram recepcionados por técnicos integrantes do geoparque Toya-Usu. Atualmente Patrício Melo tem assento no Bureau Executivo da Rede Global de Geoparks, que é uma associação internacional, braço técnico de auxílio em pesquisa para a Unesco, e membro do Conselho de Geoparks Mundiais, da UNESCO. Isso resultado de uma eleição e ação direta geral do órgão internacional, com sede em Paris.


Essa é a segunda vez que um representante de Geopark da América Latina - hoje são quatro, dois no México, um no Uruguai e outro no Brasil -, que é convidado para ser avaliador num projeto de Geopark. “É uma missão designada pela UNESCO. Isso é importante, no momento em que se está qualificado para a avaliação de território, a partir de um bom trabalho feito no Geopark Araripe. Se torna, portanto, uma distinção”, explica Professor Patrício Melo.

O Diretor Cultural do Geopark foi escolhido entre os que compõem as equipes de avaliadores no mundo, a partir do Geopark Araripe, o único das Américas, criado no Cariri e com sede em Crato, com nove geossítios, abrangendo seis municípios da região. Há mais de três anos, o Professor Patrício Melo passou a integrar o conselho internacional da Unesco.


 A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Patricio Melo, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza


 A imagem pode conter: Patricio Melo, sorrindo


A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Patricio Melo, pessoas sorrindo, pessoas sentadas