PSB expulsa Bebeto do Choró, ex-prefeito foragido acusado de comandar esquema de compra de votos

Blog do  Amaury Alencar
0


                                              Crédito: Reprodução/ Instagram @bebetoqueiroz_ 


O ex-prefeito de Choró, município distante 148,65 quilômetros de Fortaleza, Bebeto do Choró foi expulso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) após decisão do diretório estadual da sigla. O POVO teve acesso ao ofício 035/2026 do PSB, assinado por Eudoro Santana em 18 de agosto. 

A informação foi antecipada pelo colunista Guilherme Gonsalves. Bebeto está foragido desde dezembro de 2024. Investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) aponta desvio de recursos públicos e formação de organização criminosa para influenciar nas eleições daquele mesmo ano. 

Na decisão, o PSB destaca que após análise da situação decidiu pela expulsão do até então filiado. "Considerando os fatos e informações oficiais relacionados a atos que ferem a ética partidária pelo referido filiado, especialmente a informação de que o mesmo se encontra foragido da Justiça, portanto em local incerto e não sabido, bem como a ausência de qualquer informação deste diretório municipal no sentido de apurar as infrações éticas imputadas ao mesmo filiado, conforme determinação desse diretório estadual", destaca trecho do ofício.

O partido continua: "A direção estadual deliberou pela adoção das providências necessárias para a desfiliação do Sr. Carlos Alberto Queiroz Pereira do Partido Socialista Brasileiro - PSB, nos termos das normas partidárias pertinentes”, conclui documento do PSB Ceará, endereçado ao diretório municipal do partido em Choró. 

O documento solicita que à direção municipal tome ciência formal do ofício e mantenha os registros partidários devidamente atualizados, encaminhando à direção estadual a documentação ou informação necessária ao cumprimento das providências decorrentes da decisão.

Em consulta ao Sistema Filia ,do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta quinta-feira, 3, porém, o nome de Carlos Alberto Queiroz Pereira ainda consta como filiado ao PSB, com situação regular. 

O POVO procurou o TSE para esclarecimentos sobre atualizações da lista fornecida, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta matéria.Em fevereiro de 2025 o PSB chegou a abrir apuração sobre o caso no conselho de ética do partido e notificou Bebeto. Por estar foragido, o ex-prefeito foi notificado por meio de terceiros. 

Em março deste ano, a PF concluiu a investigação sobre o esquema de desvio de verbas, fraudes em licitações e caixa dois que citava o deputado federal Júnior Mano (PSB) e Bebeto do Choró. O relatório final indicava o ex-prefeito de Choró como líder da organização criminosa.

A conclusão da PF apontou que "o grupo empresarial de Bebeto Queiroz exercia pleno controle sobre as finanças municipais, apropriando-se indevidamente do orçamento público de Choró e instrumentalizando servidores públicos locais para operacionalizar desvios”. O órgão classificou a prática como “corrupção institucionalizada".  

 Bebeto é apontado como o principal operador financeiro e executivo, gerenciando as empresas de fachada que venciam licitações viciadas para desviar os recursos públicos. A engrenagem funcionava como um ciclo de financiamento ilícito, onde as verbas federais destinadas às prefeituras retornavam ao grupo por meio de contratos com empresas ligadas ao esquema.

 O dinheiro desviado era então utilizado para custear campanhas políticas de aliados em diversas cidades do Ceará, visando expandir a influência política do grupo e garantir que o mecanismo das fraudes continuasse funcionando. Tema do Debate O POVOAs questões envolvendo Bebeto do Choró tem sido constantemente invocadas por Ciro Gomes (PSDB) na campanha eleitoral ao Governo do Estado para atacar Elmano de Freitas (PT) e aliados, mais especificamente o senador Camilo Santana (PT), filho de Eudoro Santana, presidente do PSB no Ceará.

 O caso do prefeito foragido ocupou parte do debate para governador promovido pelo O POVO no Cariri, no dia 27 de agosto. Na ocasião, Ciro cobrou a prisão de Bebeto e questionou Elmano sobre o motivo de ele ainda não ter sido encontrado, afirmando que ele estaria ainda filiado ao PSB, chegando a publicar o registro nas redes sociais."Um dos perigosos bandidos", disse Ciro, que questionou: "Sabia que ele é filiado ao PSB? O PSB é presidido pelo Eudoro Santana, pai do Camilo Santana.

 Por que você não prendeu o Bebeto de Choró, Elmano?", perguntou.Elmano então respondeu que, apesar de Ciro tentar ligar a imagem de Bebeto ao grupo governista, o investigado apoiou Roberto Cláudio (União Brasil), atual candidato a vice na chapa de Ciro, para o cargo de governador em 2022. "O Bebeto de Choró apoiou Roberto Cláudio para governador, não foi Elmano, não. Ele apoiou o seu time", retrucou o petista

                                                        O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)