Resultado do ICA 2025 coloca o Altaneira acima de cidades da região e das médias do país
A Educação de Altaneira comemora mais um resultado positivo em nível nacional, desta vez com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA 2025), divulgado pelo Ministério da Educação na última terça-feira (31/3).
O município registrou crescimento de 10 pontos percentuais e alcançou 99% das crianças alfabetizadas na idade certa, na primeira avaliação do tipo durante a gestão da prefeita Késia Alcântara. Em 2024, o ICA havia registrado 89% de crianças alfabetizadas.
Altaneira também superou as médias estadual e nacional, que ficaram em 66% e 84%, respectivamente, além de apresentar desempenho superior ao de municípios como Crato (92%), Farias Brito (98%), Potengi (95%), Antonina do Norte (95%), Santana do Cariri (95%), Araripe (73%) e Campos Sales (58%).
Para a prefeita Késia Alcântara, o excelente desempenho do município é resultado dos investimentos realizados na área da Educação ao longo do último ano. "Essa é mais uma prova de que educação não é gasto, mas investimento. E, quando investimos bem, o resultado aparece. Quero parabenizar nossos gestores, professores e estudantes por mais essa conquista. Seguimos rumo aos 100%", declarou.
O secretário de Educação, professor Adeilton Silva, também comemorou o resultado e destacou o trabalho coletivo. "A educação de Altaneira segue avançando e isso só é possível graças à dedicação de todos que a constroem diariamente, dentro e fora da sala de aula."
O ICA é um indicador relevante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), sendo calculado a partir de avaliações aplicadas a estudantes do 2º ano do ensino fundamental, com foco na aferição da aprendizagem.
