Dados atualizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que na manhã desta segunda-feira (09), o estado do Ceará registrou a marca de 10 açudes sangrando em diferentes regiões.
Até o momento, os açudes sangrando no estado são:
-Açude do Batalhão;
-Tijuquinha;
-São José III;
-Colina;
-Trici;
-Caldeirões;
-Mamoeiro;
-Muquém;
-Olho d’Água;
-Cachoeira.
Os açudes que têm de 70,1% a 100% da capacidade somam 37, que estão em situação considerada “muito confortável”, conforme divulgado. Além disso, há ainda 34 reservatórios com nível de água considerado confortável, ou seja, de 50,1% a 70% de capacidade.
As chuvas de fevereiro de 2026 no Ceará ficaram acima da normalidade e encerraram o primeiro mês da quadra chuvosa com volume 41% superior à média histórica. Dados preliminares da Funceme apontam acumulado médio de 171 milímetros no Estado, resultado influenciado por sistemas atmosféricos típicos do período.
