
O Procon Ceará autuou dois supermercados da mesma rede no município de Paracuru, no litoral oeste do Ceará, após identificar uma série de irregularidades graves durante fiscalização realizada nesta terça-feira (17), a partir de denúncias de consumidores. Um terceiro estabelecimento do grupo, em Paraipaba, fechou as portas antes da fiscalização chegar. Já em Fortaleza, outra empresa foi orientada a comunicar melhor os preços.
No Luanda Mercadinho, em Paracuru, foram encontrados produtos refrigerados armazenados de forma inadequada, além de alimentos em condições impróprias para consumo e ambiente sem os padrões mínimos de higiene exigidos. Já no Atacadão Luanda, na mesma cidade, a equipe constatou a exposição de frutas estragadas à venda, presença de alimentos deteriorados e insetos próximos aos produtos alimentícios, o que agrava o risco à saúde dos consumidores.

Diante das irregularidades, os estabelecimentos foram formalmente autuados, e os produtos considerados impróprios foram retirados de circulação. Os supermercados agora poderão responder a processo administrativo e estão sujeitos à aplicação de sanções, incluindo multa, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Fiscalização em Fortaleza
Em Fortaleza, um supermercado no bairro Lagoa Redonda foi orientado na segunda-feira (16) a comunicar melhor os preços e promoções, pois o Código de Defesa do Consumidor exige que a oferta e apresentação de produtos traga informações corretas, claras, precisas e ostensivas.

Serviço:
Procon Ceará
– Atendimento pelo WhatsApp: (85) 98808.9433
– Telefones: (85) 3125.9031 • (85) 3125.9032
-Email: atendimento@proconceara.ce.gov.br
-Atendimento presencial: Rua Major Facundo, nº 500, Centro de Fortaleza (prédio do Cineteatro São Luiz)
-Site: proconceara.ce.gov.br.