
O presidente estadual do PT, Antônio Filho, o “Conin”, descartou qualquer chance de o partido trocar de candidato na disputa pelo Governo do Estado deste ano. Reforçando o que outros petistas já vêm dizendo, o dirigente partidário afirmou que o governador Elmano de Freitas (PT) irá disputar a reeleição.
A declaração ocorre em meio à saída do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), do governo federal, em abril, para se dedicar à campanha eleitoral.
“Não existe plano B. Elmano é o candidato. Se Camilo deixar o ministério, vai ajudar muito aqui, percorrendo o Estado e reforçando as agendas de mobilização”, disse o presidente do PT Ceará em entrevista veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo no sábado (31).
As especulações sobre uma possível entrada de Camilo na eleição pelo Governo do Estado começaram após Ciro Gomes (PSDB) surgir como o nome favorito da oposição na disputa. Na última pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto Paraná, Ciro aparece com 44,8% das intenções de voto contra 34,2% do atual governador Elmano de Freitas.
Ainda segundo Conin, uma candidatura de Ciro (que até agora não foi confirmada pelo próprio Ciro) não preocupa o PT, que aposta na “desidratação” do tucano até a eleição e na boa aprovação do governo Elmano.
“O desempenho do Ciro é muito ligado ao recall que ele tem. Ciro é muito conhecido no Estado, foi governador, candidato à Presidência, mas a aprovação do governo Elmano é muito boa, está perto dos 60%. O gap entre a pesquisa e a avaliação do governo está na comunicação das realizações e das entregas da gestão”.
Conin reforçou que a presença de Camilo no Ceará não seria para substituir Elmano, mas para reforçar o apoio à reeleição do aliado. Em declarações públicas, o próprio Camilo apontou que sua saída do governo será para ter mais tempo para percorrer o estado e fazer articulação política em apoio às campanhas do governador Elmano e do presidente Lula (PT).