Poços profundos, combustíveis e grãos: confira medidas contra seca no Sertão Central e Vale do Jaguaribe ​

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Reunião na última quarta-feira (11) entre a Faec, o Governo, prefeituras e produtores definiu quais seriam as medidas adotadas

O Governo do Ceará garantiu que vai realizar ações para mitigar os efeitos da seca no Sertão Central e no Vale do Jaguaribe. A política inclui medidas como a perfuração de poços profundos, a liberação de combustível para a operação de equipamentos das Prefeituras e a compra de grãos. A iniciativa surgiu após demandas dos prefeitos, produtores e da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Na última quarta-feira (11), como havia noticiado o Opinião CE, o presidente da Faec, Amílcar Silveira (PSB), se reuniu com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, 12 prefeitos e secretários municipais de Agricultura.

Conforme Amílcar, ficou acertado junto à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e à Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra), a perfuração dos poços e a disponibilização de combustível, “para que os equipamentos das prefeituras possam ser utilizados pelos produtores rurais neste momento crítico em algumas cidades”.

Além das medidas voltadas ao abastecimento de água, o presidente da Faec anunciou que, a partir de maio, iniciará a compra de grãos para comercialização a preços mais acessíveis aos produtores, incluindo a articulação para aquisição de DDG (Grãos Secos de Destilaria) de outros estados.

“Vamos enfrentar a falta de chuva, que deve acontecer, e vamos ajudar o produtor rural com a compra de grãos”, disse Amílcar.

O presidente da entidade agradeceu os esforços ao governador Elmano de Freitas (PT), a Chagas Vieira, ao secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho (PSD), e ao secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana (PT). “Nosso objetivo é sempre atender os produtores rurais”, completou.

Reunião no Palácio da Abolição

A reunião no Palácio da Abolição teve como objetivo alinhar estratégias de contingência hídrica e definir medidas de apoio à produção agropecuária nos municípios diretamente impactados pela irregularidade das chuvas. O encontro contou com a participação de 12 prefeitos e 21 secretários municipais de Agricultura da região, além do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Carlos.

Após o encontro, Chagas Vieira afirmou que a determinação do governador Elmano de Freitas é garantir “apoio total” às ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no interior do Estado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)